ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Redução no preço do leite pago ao produtor desmotiva pecuária leiteira em Goiás

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/07/2019

2 MIN DE LEITURA

0
2

Edilberto Carneiro, produtor de leite do município de Palminópolis, cidade a 120 km de Goiânia, gravou um vídeo pedindo socorro ao presidente Jair Bolsonaro. O desabafo ganhou as redes sociais do país porque reflete bem a angústia e a dificuldade de quem realiza esse trabalho para se manter no mercado.

“Precisamos de libertação. A cadeia produtiva do leite tem quatro agentes principais: o produtor, a indústria, o varejo (supermercados e pontos de venda) e o consumidor. São mais de 30 anos que o produtor e o consumidor estão sendo sacrificados em favor da indústria e dos supermercados. A indústria e os supermercados descarregam em cada um dos produtores todos os ônus das crises do mercado. Nós estamos amargando uma queda de preço no litro do leite de 30 centavos, o que corresponde a cerca de 25% da remuneração. Precisamos ainda denunciar a concorrência desleal com o Uruguai e Argentina. Lá o produtor paga mais barato para comprar máquinas e nos impostos.  Aqui não temos isso. Essa concorrência desleal está desregulando nosso mercado”, concluiu o produtor.

No próximo dia 22 de julho, será realizada no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) uma grande reunião com centenas de produtores, promovida pela Comissão de Pecuária de Leite da FAEG. Além do preço do produto, serão feitos esclarecimentos referentes às Instruções Normativas (INs) 76 e IN 77 – MAPA. Será debatido ainda o Acordo Mercosul/União Europeia – Desafios e Oportunidades para o Setor Lácteo.

O presidente do Sistema Faeg/Senar, deputado federal José Mário Schreiner, espera contar com a presença de mais de 400 produtores. “Estamos trabalhando firmes em prol de melhorias para a pecuária leiteira. Nossos produtores de leite estão sofrendo enormes prejuízos, uma vez que se encontram em pleno período de entressafra com custos elevados. A Faeg tem executado várias ações visando corrigir essas distorções e as altas instabilidades de preços na cadeia de leite em Goiás. Dentre essas ações, temos uma pauta mínima já apresentada às indústrias, que propõe trabalhar com instrumentos que deem previsibilidade de preços aos produtores e antecipação do prazo de pagamento. Além disso, conseguimos aprovar meu Projeto de Lei nº 952/2019, que visa fixar um prazo de validade mínima estipulada em 70% do tempo de prateleira para que seja importado o leite de outros países, procurando conter assim as importações desenfreadas que tanto prejudicam nossos produtores goianos e brasileiros”, explica Zé Mário.

Programação:

  • 10h às 10h30 - Abertura da Reunião – José Mário Schreiner - Presidente da FAEG e José Renato Chiari - Presidente da Comissão de Leite;
  • 10h30 às 11h – Esclarecimentos referentes à IN 76 e IN 77 - MAPA;
  • 11h às 12h –Acordo Mercosul/União Europeia – Desafios e Oportunidades para o Setor Lácteo – OCB e Superintendência de Relações Internacionais da CNA;
  • 12h às 12h30 – Espaço para perguntas
  • 12h30 às 13h30 – Almoço
  • 13h30 às 15h – Assembleia dos Produtores de Leite do Estado de Goiás

Serviço:

Pauta: Redução no preço do leite pago ao produtor desmotiva pecuária leiteira em Goiás
Local: Auditório da Faeg- Rua 87, nº 708, Setor Sul, em Goiânia-GO,
Data: 22/07/2019 (segunda-feira)
Horário: 10h às 15h
Mais Informações: Assessoria de Comunicação Sistema Faeg/Senar- 3412-2784 /3096-2226

As informações são da  Assessoria de Comunicação Sistema Faeg/Senar. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as op��ões de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures