A francesa Danone divulgou nesta última quarta-feira que a receita no primeiro trimestre de 2019 subiu 0,9%, para 6,14 bilhões de euros, ante mesmo período de 2018. A empresa atribui o crescimento à adoção de inovações em produtos premium e à manutenção dos preços, à medida que o volume de vendas recuou 2,2% na mesma comparação.
As vendas comparáveis, que levam em conta o câmbio constante e desinvestimentos, avançaram 0,8% no trimestre. No período analisado, a empresa vendeu sua fazenda de produção de alimentos orgânicos Earthbound Farm, o que a empresa afirma que contribuirá para uma melhoria da margem operacional em 2019, apesar da perda não recorrente de cerca de US$ 100 milhões, a ser totalmente registrada no primeiro semestre do ano.
Na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, a empresa reportou avanço de 2,1%, para 3,38 bilhões de euros nas vendas, mas teve recuo de 0,8% nas vendas comparáveis. No restante do mundo, as vendas recuaram 0,6%, para 2,75 bilhões de euros, mas houve um avanço de 3% nas vendas comparáveis.
A empresa destaca que a Argentina, excluída dos números de vendas comparáveis deste trimestre, contribuiu em 0,3% para o crescimento registrado.
A empresa espera um crescimento nas vendas mais acelerado no segundo trimestre.
Para 2019, a Danone espera um crescimento de vendas comparáveis de cerca de 3% e uma margem operacional recorrente acima de 15%. A empresa destacou que estima uma inflação mais alta, que implicará em aumento de custos com seus insumos, como embalagens e leite. Para analistas do banco Citi, a empresa está se tornando mais confiável, apesar do resultado operacional do primeiro trimestre ter sido decepcionante. Para os analistas, o grupo melhorou a gestão de receitas e ativos.
As informações são do jornal Valor Econômico.