ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queijo brasileiro coloca o país na rota dos melhores do mundo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/12/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0
Na solitária fazenda de Rita de Cássia, em uma região bucólica de Minas Gerais, chega-se perguntando. Não há placas, nem sinal de GPS. Mas o queijo que ela produz com suas mãos está agora na boca de muitos, após ser consagrado em um concurso internacional na França. O queijo Garrafão é um dos 57 brasileiros que, em setembro, ganharam uma medalha no bianual Mondial du Fromage, de Tours, colocando o país no pódio dos melhores do mundo, atrás apenas da França.
 
"O que comem as suas vacas para que o queijo seja tão gostoso?", perguntaram, admirados, os colegas franceses, segundo a representante brasileira, Débora de Carvalho. A aprazível região montanhosa onde fica a fazenda de Cássia, no Sul de Minas, um estado com histórica tradição queijeira, dá algumas respostas.
 
Nesta terra, descoberta há 300 anos por caçadores de ouro, fabrica-se queijo desde que um sapateiro italiano, Paschoal Poppa, chegou no começo do século XX à aldeia de Alagoa com uma receita de parmesão.
 
Atualmente, são 135 produtores, uma gota no oceano dos estimados 35 mil que o estado abriga, mas vários deles foram premiados nas últimas edições do Mondial du Fromage e nas ruelas de Alagoa, várias reproduções em miniatura da Torre Eiffel dão as boas-vindas a um incipiente turismo gastronômico.
 
 
Produção rústica 
 
Os prêmios na França "mudaram a nossa vida", conta Dirce Martins, que dedica 39 anos ao ofício. "Ninguém vinha aqui. Eles pagavam o preço que queriam. Agora, temos sempre visitantes." As vacas pastam a 1.500 metros de altitude, em terras selvagens de grande riqueza microbiótica e, com o marido e o filho, consegue produzir no máximo 60 unidades diárias do queijo defumado, que acumula medalhas desde 2017.
 
Cássia, que trabalha com o marido, Marcos, produz 15 quilos de queijo por dia com suas 15 vacas leiteiras, chamadas França, Espanha, Dinamarca... "São nomes fáceis, elegantes e femininos", disse. "É um trabalho árduo: de segunda a segunda, das 6h às 22h. Com sol e chuva."
 
Cássia aprendeu o ofício com o sogro. "Virou minha paixão. O queijo é praticamente um ser vivo", comentou. Até sua fazenda, situada em um vale remoto, chegam por uma estrada pedregosa comerciantes de São Paulo e do Rio de Janeiro para comprar seu queijo por R$ 45 a unidade, o que lhes permite prosperar. Devem muito à sua medalha de prata na França, "nos deu muita visibilidade," ressaltou.
 
 
Valorização 
 
"Um prêmio representa uma valorização de até 20% para um queijo francês. No Brasil, é de 300% - 400%", ilustrou Carvalho, diretora da SerTãoBras, associação que promove os queijos artesanais.
 
Mas a fama internacional esbarra na legislação brasileira, inspirada nas estritas regras sobre produtos de origem animal dos Estados Unidos. Um queijo deve "cumprir 900 condições" para ser vendido em todo o país e é muito difícil exportar, garantiu Carvalho. Por isso, que a maioria dos produtos da região contam apenas com uma autorização municipal de comercialização.
 
"Pressionamos o governo para que legalize o queijo artesanal ao nível federal", explicOU Carvalho. No Brasil, "é impensável uma licença para um queijo como o Cabrales da Espanha, maturado em cavernas naturais", completa, por sua vez, Juliana Jensen, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento dos queijos Cruzília, que mantêm a fabricação artesanal, apesar de funcionar como uma indústria.
 
Seu Santo Casamenteiro, um azul com creme de queijo, damasco e nozes, e forma de bolo de noiva, foi contemplado com um superouro na França. Com mais de 90 produtos, a empresa aumentou sua produção em 30% em três anos. Com os prêmios, "os brasileiros começaram a olhar o que têm dentro de casa. Vamos valorizar, conhecer nossos sabores, nossas tradições", concluiu.
 
 
As informações são do Estado de Minas, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures