Quatro das maiores empresas de alimentos dos EUA uniram forças para formar uma nova organização, que terá como objetivo moldar políticas públicas sobre o que os consumidores consomem e como isso afeta sua saúde, suas comunidades e o planeta.
Chamada de Sustainable Food Policy Alliance (Aliança para Políticas Alimentares Sustentáveis, em uma tradução livre), a união inclui a Danone North America, Mars Incorporated, Nestlé USA e a Unilever United States. Entre elas, os quatro membros fundadores já tomaram medidas independentes significativas para abordar a preocupação do consumidor em relação à nutrição, sustentabilidade e publicidade responsável. Juntos, eles unirão forças para defender políticas públicas em cinco áreas prioritárias.
O projeto consiste na melhoria da qualidade e acessibilidade da informação disponível aos consumidores sobre os alimentos que compram; apoiar abordagens baseadas na ciência para o meio ambiente, energia renovável, agricultura sustentável e mudança climática; e desenvolver políticas que ajudem os consumidores a fazer escolhas alimentares mais informadas.
Como parte de sua aliança, as quatro empresas também se concentrarão na segurança de alimentos e nas pessoas: elas concordaram em trabalhar juntas para garantir a qualidade e a segurança dos produtos alimentícios e da cadeia de fornecimento global; e adotar políticas que promovam um local de trabalho forte, diversificado e saudável, bem como uma forte cadeia de fornecimento, inclusive nas comunidades rurais.
Cinco áreas prioritárias
As quatro empresas que assinarão a aliança desde o início se concentrarão em cinco pontos principais:
- Transparência do consumidor
- Meio Ambiente
- Segurança alimentar
- Nutrição
- Pessoas e comunidades
Em uma declaração conjunta, os CEOs da Danone North America e da Nestlé USA, assim como os presidentes da Mars Wrigley Confectionery e da Unilever Estados Unidos, afirmaram: “A Sustainable Food Policy Alliance foi fundada com base no princípio que as empresas de alimentos podem e devem fazer mais para liderar e conduzir uma ação política positiva para as pessoas que compram e apreciam os alimentos e bebidas que fabricamos, as pessoas que os fornecem e o planeta com o qual todos contamos. Como uma aliança, nos comprometemos, em primeiro lugar, a liderar pelo exemplo. Cada empresa membro provou, de maneira independente, a disposição de defender os interesses de longo prazo das pessoas que cultivam e fornecem nossas matérias-primas e as pessoas que produzem e consomem nossos produtos. Estamos comprometidos com uma abordagem colaborativa e para ouvir e aprender sobre questões que afetam todas as partes do nosso sistema de alimentos do campo até a prateleira da loja e além. Entendemos que não temos todas as respostas e contamos com a melhor ciência disponível baseada em evidências para informar nossas posições. Seremos transparentes sobre como alcançamos nossas decisões e o que esperamos alcançar. Com tantas oportunidades urgentes de política alimentar no horizonte, chegou a hora de ajudar a orientar a política de alimentos dos EUA e nosso sistema alimentar em um caminho melhor para o sucesso a longo prazo.”
As informações são do portal FoodBev, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.