ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Senar/SC: qualidade do leite é foco em Programa de Assistência Técnica e Gerencial

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/02/2019

3 MIN DE LEITURA

1
5

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu recentemente, por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), seminário e oficina técnica sobre a qualidade do leite no município de Meleiro, região Sul do Estado.

Participaram do evento produtores de leite da região, técnicos do programa ATeG e autoridades locais. A iniciativa foi realizada pelo Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Meleiro, com apoio da Cooperativa dos Produtores de Leite e Agroindústria Familiar Rural de Meleiro/SC (Coopercolmeia).

“A qualidade é um dos assuntos que já vem sendo trabalhado, de forma individual, nas propriedades assistidas pela ATeG e o evento teve como foco enfatizar, ainda mais, aos produtores participantes, que a qualidade do leite produzido é de fundamental importância e, para que alcancem uma produção de qualidade, devem ficar atentos quanto à aplicação das técnicas que se fazem necessárias”, orientou o supervisor técnico da ATeG e zootecnista Fernando da Silveira que proferiu a palestra.

Durante o seminário, que contou com mais de 60 participantes, Silveira apresentou as normas técnicas a serem seguidas pelos produtores de leite, explicando sobre a alimentação das vacas leiteiras, a importância do controle sanitário desses animais e os cuidados a serem tomados na hora da ordenha. A oficina foi realizada na propriedade do técnico de campo Willian Benedet Buzanello, localizada na comunidade de Rio Morto, interior do município de Meleiro e teve a participação de 46 produtores de leite atendidos pela ATeG.

Conforme explicou o técnico de campo da ATeG em Meleiro Antônio Simoni de Oliveira, a sala de ordenha pode ser simples, mas a limpeza e a higienização do ambiente são indispensáveis no controle da qualidade do leite, na ocasião foi efetuada uma prática demonstrando a correta higienização do equipamento de ordenha com o uso dos detergentes ácido, alcalino e o sanitizante. “Esse processo de limpeza auxilia no controle de contaminação por bactérias”, exemplificou.

Os produtores também foram orientados quanto aos procedimentos da correta rotina de ordenha, com limpeza e desinfecção de tetos, bem como os testes para verificação de mastite. Silveira ressaltou a importância do teste CMT (teste da requete), que é fundamental para verificar se os animais estão infectados pela mamite, contaminação essa que afeta diretamente não só a qualidade, mas também a quantidade de leite produzido.

Após seminário ocorreu oficina técnica de qualidade do leite

Após a oficina técnica, os participantes foram levados a campo para conhecer as pastagens implantadas nas propriedades assistidas pelo Programa ATeG. “Dentre as pastagens perenes o grande destaque foi a Jiggs e o BRS Kurumi, que são altamente produtivas e de excelente qualidade nutricional.  Nas pastagens de ciclo anual, o milheto híbrido, ADRF 6010 Valente e o ADR-500 se destacaram na produtividade e qualidade nutricional”, pontuou o supervisor técnico.

A supervisora do Senar/SC na região Sul, Sueli Silveira Rosa, salientou que o programa tem trazido bons resultados aos 450 produtores rurais atendidos pela ATeG em bovinocultura de leite, envolvendo 28 municípios da região. “É nítida a diferença nas propriedades atendidas, sem dúvidas a técnica e a gestão aliadas são indispensáveis para o sucesso dos empreendimentos rurais".

A coordenadora estadual do Programa Paula Araújo Dias Coimbra Nunes ressaltou que além dos dias de campo e seminários, os produtores recebem visitas mensais, durante 24 meses, dos técnicos de campo para o desenvolvimento das cinco etapas preconizadas na metodologia da ATeG do Senar: diagnóstico produtivo, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional e avaliação sistemática de resultados.

O Sistema FAESC/SENAR-SC conta atualmente com 45 técnicos de campo e 3 supervisores técnicos na Bovinocultura de Leite, além da estrutura de apoio dos Sindicatos Rurais da região e dos supervisores administrativos do SENAR/SC. “O objetivo principal é de proporcionar aumento na produção e renda das famílias rurais de Santa Catarina”, complementa o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

 O presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo ressaltou que Santa Catarina é um Estado referência na produção agropecuária e tem se destacado também no leite alcançando a quarta posição entre os principais Estados em produção. “Por meio do programa ATeG estamos levando para o campo qualificação e tecnologia a fim de colocar nossos produtores cada vez mais em evidência, reforçando a qualidade produtiva de nossa terra.

As informações são do São Joaquim Online.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROSANA CALHÁU

SANTA RITA DO SAPUCAÍ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/02/2019

Por esta iniciativa e outras o sul desponta em qualidade de leite e produtividade. Será que o exemplo será seguido pelas outras regiões? ou ficaremos assistindo?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures