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História, origem e autenticidade impulsionam mercado de alimentos e bebidas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/11/2018

2 MIN DE LEITURA

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A história dos produtos e a autenticidade dos mesmos estão impulsionando o crescimento dentro da indústria de alimentos e bebidas, de acordo com novas pesquisas de mercado. A previsão anual de tendências do New Nutrition Business, chamada '10 Tendências Chave em Alimentação, Nutrição e Saúde em 2019', diz que a ideia dos alimentos e bebidas terem proveniência - com uma história de fundo ancorada em herança e confiança e talvez feita de forma tradicional e artesanal - agora está entrando nas estratégias até mesmo das maiores empresas.

Segundo o diretor do New Nutrition Business, Julian Mellentin, o sucesso dos mercados de cervejas artesanais e pães sourdough (massa lêveda fermentada através de lactobacilos e leveduras presentes naturalmente no ambiente e nos grãos do cereal do qual a farinha foi feita), que são 'alimentados' por proveniência, dá uma ideia de como será o futuro para muitas categorias.

No Reino Unido, após anos de queda, o mercado de pães cresceu 4,3% em 2017 graças a produtos artesanais de preço premium, como o sourdough. No Canadá, o pão artesanal cresceu 15% em quatro anos para se tornar um mercado de US$ 1,12 bilhão. Na Espanha, a cadeia panificadora do mercado de massa Panishop ganha 20% de suas vendas apenas com o pão sourdough.

O mesmo ocorre com as cervejas. As artesanais são agora uma parte dos portfólios de cervejarias gigantes, como Kirin, Heineken e San Miguel. Em seu relatório anual sobre o segmento de cerveja artesanal, a revista FoodBev descobriu que o número de cervejarias dos EUA é agora o maior já registrado, graças em parte ao crescente número de microcervejarias.

A categoria de lácteos também pode se aproveitar do poder da proveniência. “O sucesso do iogurte Oui da Yoplait mostra como a conexão com as principais tendências é a maneira mais segura de aumentar as chances de sucesso, mesmo para as maiores empresas”, disse Mellentin.

Uma vez líder no mercado de iogurtes dos EUA, a Yoplait estava atrasada para entrar na corrida do iogurte grego e, como resultado, ainda está atrás da Chobani e da Danone. Mas com o sucesso de sua marca de iogurte Oui 'estilo francês', vendida apenas em frascos de vidro tradicionais, a empresa mostrou que pode criar um novo tipo de iogurte com base na proveniência - uma estratégia que se mostrou bem-sucedida para o iogurte grego, o skyr da Islândia e o iogurte australiano.

“O Oui da Yoplait mostra como a tendência de proveniência está rapidamente transformando marcas mainstream”, acrescentou Mellentin. "E isso mostra que empresas inteligentes sempre se encaixarão em várias das 10 principais tendências porque estão conectadas e, assim, impulsionadas pelos maiores sucessos". A marca está no caminho de alcançar US$ 100 milhões em vendas anuais, mesmo que o consumo de iogurte nos EUA tenha sofrido uma queda.

O relatório também previu que algumas das tendências mais estabelecidas do setor - como ingredientes à base de plantas, proteínas, foco na redução de açúcar e a continuação da "snackificação" de várias categorias de alimentos - continuarão prevalecendo no próximo ano. Uma melhor seleção entre carboidratos, as tendências de fragmentação e personalização, uma nova percepção sobre gordura e uma redefinição de bebidas completaram a lista de tendências do relatório.

As informações são do FoodBev, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

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