ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: propriedade está a um passo de conseguir certificação nacional no leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/06/2019

3 MIN DE LEITURA

0
1
Uma propriedade rural localizada em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, está a um passo de conquistar uma certificação nacional na produção leiteira. Atualmente com 70 animais em lactação e com produção diária de 35 litros por vaca, a Granja Comunello já passou por todas as etapas exigidas pelo programa Leite Saudável, do governo federal, que tem por objetivo melhorar a qualidade dos produtos lácteos e atestar a excelência de pecuaristas leiteiros que atendem a altos padrões técnicos.
 
A última etapa do processo de certificação ocorreu na segunda semana de maio deste ano, quando fiscais do Serviço de Inspeção Federal do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vistoriaram a propriedade. A expectativa dos produtores é de que, a partir disso, a certificação seja expedida já nos próximos meses. “Isso será um atestado de que temos essa sustentabilidade na propriedade. Quando se tem todos os processos na mão, se consegue fazer o negócio andar de forma mais correta”, define Maciel Comunello, um dos proprietários da fazenda. 
 
Profissionalização
 
Neste contexto, Comunello afirma que um ponto foi decisivo: em 2008, ele frequentou a Formação por Competência, programa de capacitação do SENAR-PR, que se estendia por seis meses e que ajudava o produtor a pensar seu negócio de forma profissional e empreendedora. “Foi um curso top, que me ajudou muito. É claro que investimento é importante, mas o pecuarista precisa ter a visão de empreendedor”, diz o proprietário da Granja Comunello.
 
O programa Formação por Competência foi uma iniciativa pioneira, a partir da qual o SENAR-PR desenvolveu uma inovação tecnológica que permitiu com que se chegasse à formatação dos cursos que se tem hoje. Atualmente, o SENAR-PR dispõe, por exemplo, de mais de 10 cursos voltados à pecuária leiteira, inclusive no que diz respeito à qualidade do leite.
 
“Foi a partir do Formação por Competência que chegamos à metodologia didática que temos atualmente. Foi um salto”, diz o médico veterinário Alexandre Lobo Blanco, técnico do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Este aspecto da qualidade é muito importante, porque dá ao produtor condições de ele valorar o seu produto e de negociar bônus com os lacticínios, recebendo por qualidade”, completa.
 
Execução dos processos
 
A adequação da Granja Comunello aos padrões exigidos pelo Leite Saudável foi executada em coparticipação com a empresa Líder Alimentos, que atuou junto a um total de 101 produtores que fornecem leite. Há um ano no programa, Maciel Comunello profissionalizou, ao longo deste período, todas as etapas da produção, com investimentos em tecnologia e com a adoção de técnicas de sanidade, genética, manejo e bem-estar animal.
 
Por meio da empresa de lacticínios, o Leite Saudável aplica um check-list de boas práticas agropecuárias, com pontuação para os itens atendidos. Dos 230 pontos totais, a propriedade precisa superar 180 para conseguir a certificação. Dentre os itens, destaque para os indicadores de qualidade. O leite precisa manter, ao longo dos últimos três meses, Contagem de Células Somáticas (CCS) abaixo de 400 mil células por mililitro e Contagem Bacteriana (CBT) abaixo de 100 mil unidades formadoras de colônia por mililitro. “No nosso caso, adotamos uma série de medidas para baixar a Contagem Bacteriana e Contagem de Células Somáticas. Foi um conjunto de ações para melhorar a qualidade do nosso leite”, aponta Comunello. “O próximo passo é, até o fim do ano, automatizarmos completamente a nossa ordenha, por meio de robôs”, complementa.
 
Com a automação da ordenha, a meta estipulada é de ampliar de duas para três o número de ordenhas diárias por animal. Além disso, o produtor projeta ampliar o plantel de vacas em lactação para 100 cabeças.
 
A certificação do Mais Leite confere um selo à qualidade ao produto e, de quebra, abre portas para que o pecuarista seja remunerado por critérios de qualidade, o que representa o recebimento de um preço maior pelo litro entregue. Mas os benefícios vão além: atesta que a propriedade está gerida de modo sustentável, em todas as etapas produtivas. Desta forma, o produtor consegue planejar de forma mais concreta o crescimento do seu negócio.
 
“Toda a propriedade está certificada, desde a alimentação dos animais até o frete ao lacticínio. Com isso, além de agregar valor à mercadoria e de ter certeza que estamos acima dos padrões exigidos, a gente consegue traçar um plano de ação”, diz o pecuarista.
 
As informações são do Sistema FAEP.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures