ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: produtos lácteos têm queda generalizada em novembro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/11/2021

3 MIN DE LEITURA

0
2

Com o aumento sazonal da produção, aumento contínuo da inflação e perda da capacidade de compra por parte dos consumidores, os preços dos produtos lácteos tiveram queda generalizada no Paraná, ao longo de novembro.

Principais produtos do mix de comercialização, o muçarela e o leite UHT tiveram perdas significativas, voltando ao patamar de preço em que estavam em maio, puxando para baixo o valor de referência do leite – um indicador usado como parâmetro nas transações no atacado entre produtores e industriais.

O cenário foi apresentado em reunião do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Paraná (Conseleite-PR), realizado nesta terça-feira (23), de modo remoto. O colegiado aprovou valor de referência projetado de R$ 1,7404 para o leite entregue em novembro a ser pago em dezembro, o que representa uma queda de 6,7% em relação ao mês anterior. Outubro já havia fechado em queda.

“O cenário é negativo, fundamentado principalmente na sazonalidade da produção, que aumenta nessa época do ano, com o retorno das chuvas e recuperação das pastagens. Por outro lado, temos o mercado consumidor paralisado, frente à inflação. Com a oferta um pouco maior que a demanda, a sinalização é de baixa”, disse o professor José Roberto Canziani, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um dos responsáveis pelo levantamento.

O muçarela – que respondeu por 53,8% do mix – vem sofrendo desvalorizações contínuas. Só na parcial de novembro – até o dia 17 –, a queda foi 5,2%, derrubando o preço do produto a um nível um pouco menor ao praticado em maio.

Responsável por 17,9% das comercializações, o UHT obedeceu a uma dinâmica parecida. O derivado vem de três quedas consecutivas, a última delas, de 10,6%. No caso do queijo prato – terceiro produto mais representativo no mix –, a desvalorização na parcial de novembro foi de 6,9%.

Segundo o levantamento, dos 14 produtos pesquisados pelo Conseleite-PR, 13 apresentaram queda de preço em novembro. Entre os derivados que registraram desvalorização expressiva estão o creme de leite (7,9%), o leite em pó (6%) e a manteiga (5,3%). A exceção foi o leite pasteurizado, que se manteve em estabilidade (leve alta de 0,3%).

Combinada à conjuntura econômica, a queda deixa o setor apreensivo, principalmente em razão dos elevados custos de produção da atividade. “É um momento difícil para todos os elos da cadeia: para produtores, para indústria e para os consumidores. No nosso caso, o peso é maior, em razão dos custos de produção que continuam em alta, por causa do câmbio e de fatores externos”, resumiu o presidente do Conseleite-PR, Ronei Volpi, que representa o Sistema FAEP/SENAR-PR no colegiado.
 

Comissão Técnica

O funcionamento do Conseleite-PR e outros conselhos com a mesma finalidade existente em outros Estados foi o tema central da reunião da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP, por meio de videoconferência, também no dia 23. O evento reuniu dezenas de produtores de diversas regiões produtoras do Estado, que puderam conhecer mais profundamente o funcionamento do Conseleite-PR e tirar dúvidas sobre como é composto o preço de referência do leite pago ao produtor paranaense.

Mensalmente, o Conseleite-PR divulga um valor de referência que pode ser adotado para balizar as negociações entre produtores e laticínios. Esse valor é calculado com base numa metodologia desenvolvida especialmente UFPR que considera parâmetros de qualidade e volume do leite entregue aos laticínios e os preços de comercialização no atacado de um mix de 14 tipos de produtos lácteos.

Uma das grandes conquistas do Conseleite-PR foi trazer transparência para este processo, ao reunir – de maneira paritária – representantes dos produtores rurais, por meio da FAEP; e da indústria leiteira do Estado, representados pelo Sindileite-PR, e balizados pela UFPR, instituição isenta, que media as discussões.

Outra conquista, bastante prática para os produtores paranaenses é maior previsibilidade sobre o pagamento, o que ajuda no planejamento da propriedade. Segundo um dos responsáveis pelos trabalhos técnicos do Conseleite-PR, a professora da UFPR Vânia Guimarães, em 94% das vezes o Conseleite consegue apontar uma tendência de mercado, seja de alta ou de baixa.

Nesse momento em que a pandemia do novo coronavírus imprime uma nova dinâmica no mercado de produtos lácteos, o tema teve importância adicional. Segundo Volpi, as tensões entre produtores e indústrias vem sendo sentidas em todo Brasil.

“Essa preocupação que temos no Paraná é recorrente no país inteiro. Existe uma unanimidade, temos que avançar na previsibilidade de preços. Saber pelo menos em parte, antes de começar o mês, que preço vou receber pelo meu produto. É um esforço que produtores e indústria temos que fazer. O varejo está acostumado a impor preços de acordo com o que os consumidores estão buscando, temos que minimamente mudar isso”, afirmou.

As informações são do Sistema FAEP, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Leia também: 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures