Produtores de leite europeus: sustentabilidade também envolve economia

Produtores de leite europeus protestam pedindo uma visão mais holística de sustentabilidade: meio ambiente, social e economia.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Um barco transportando produtores de leite do European Milk Board (EMB) e da associação de produtores de leite da Alemanha (BDM) partiu do Deutsches Eck em direção à reunião dos Ministros da Agricultura da UE, em Koblenz, nesta semana.

O BDM e o EMB também organizaram uma manifestação e protesto no local da reunião para exigir uma abordagem holística da sustentabilidade.

Erwin Schöpges, produtor de laticínios belga e presidente da EMB, disse que as ações em Koblenz enviam uma mensagem importante aos ministros da UE. “Nós, produtores de leite europeus, estamos prontos para fazer a nossa parte por uma maior proteção ambiental e climática, bem como por um melhor bem-estar animal”, disse Schöpges. “Porém, só podemos ter uma maior sustentabilidade ambiental quando os aspectos sociais e econômicos também recebem o mesmo grau de consideração. É a única maneira de garantir que as fazendas continuem em atividade e que os jovens agricultores tenham perspectivas futuras.”

Leia > Sustentabilidade além do conceito

Durante a manifestação no Rhein-Mosel Hall, local da reunião dos Ministros da Agricultura, Sieta van Keimpema, vice-presidente da EMB da Holanda, disse: “Também é essencial que os padrões europeus não sejam prejudicados por importações de outros países. Uma estratégia abrangente de sustentabilidade deve evitar o dumping de produtos. Isso só é possível se os produtos agrícolas forem excluídos dos acordos de livre comércio.”

Boris Gondouin, produtor francês de leite e membro do comitê executivo da EMB, disse: “Uma estratégia abrangente de sustentabilidade também inclui um preço do leite com o qual você pode ganhar a vida. No entanto, vemos uma queda crônica na cobertura de custos na Europa devido a preços excessivamente baixos. A pandemia de coronavírus foi apenas mais uma em toda uma série de crises que empurrou os preços ao produtor para o fundo do poço.”

Figura 1

Johannes Pfaller, membro do comitê executivo da EMB e produtor de leite da Alemanha, disse: “Instrumentos de crise eficazes e uma reorientação da política agrícola da UE são a única maneira de garantir a produção contínua de produtos lácteos de alta qualidade. Devemos nos afastar do modelo atual mais barato, em que os produtores são forçados a produzir de forma barata as matérias-primas agrícolas às suas próprias custas, e avançar para uma produção social, econômica e ambientalmente sustentável. Se realmente deseja-se lutar pela sustentabilidade na Europa e implementar com sucesso as estratégias propostas atualmente, como o Green Deal e a Farm to Fork Strategy, então é preciso trabalhar com os produtores e não contra eles. Encontrem-se conosco e vamos trabalhar juntos para garantir o futuro do setor.”

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?