ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Trocando a cama de areia por sólidos secos de esterco: funciona?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/04/2023

2 MIN DE LEITURA

1
4

Atualizado em 18/04/2023

O produtor de leite Jeremy Natzke, da Wayside Dairy em Greenleaf, Wisconsin, Estados Unidos, contou sobre a mudança bem-sucedida que fez, substituindo a cama de areia por sólidos secos de esterco.

Para Natzke, a busca incansável pelo sucesso é alimentada pela preparação, bem como pela abertura para aproveitar as oportunidades quando elas se apresentam.

É o caso dessa mudança da cama. No ano passado, a Wayside Dairy implementou um sistema de cama inteiramente novo para sua fazenda leiteira de 2.100 vacas, quando se despediram da areia que manusearam por anos e introduziram estrume sólido seco nas baias.

Não foi uma mudança da noite para o dia. Jeremy explica que eles fizeram isso em fases, aprendendo ao longo do caminho. “Fizemos um grupo de cada vez, onde tirávamos a areia e depois começávamos a encher as baias com os sólidos”, conta. “Demorou cerca de dois meses para fazer isso e pudemos ajustar para cada baia.”


Esterco sólido seco. Foto: Koos Groenwold

Cada mudança de grupo era uma oportunidade de aprendizado. Entre elas, estão:
 

1. Deixar uma base de areia

Jeremy disse que um dos desafios que encontrou foi determinar quanta areia retirar antes de colocar os sólidos secos. Ele descobriu que deixar uma base sólida de areia, profunda o suficiente para não se misturar com os sólidos, fornecia uma boa base para a baia, economizou algum trabalho na escavação e também ajudou a equilibrar a quantidade de sólidos que ele tinha disponível naquele momento.
 

 

2. Sólidos não fluem como areia

“Quando raspamos o material, descobrimos que ele não flui como a areia”, disse Natzke. “Na verdade, tivemos que adicionar água para fazê-la fluir pelo canal de esterco. Caso contrário, as grades pelas quais raspamos o estrume seriam empurradas um pouco para cima porque havia muito produto seco entrando.
 

3. Nivelamento de sólidos em baias

“Uma coisa que aprendemos desde cedo é que precisamos nivelar. Tínhamos um nivelador de tubo reto que usamos para areia e que não tinha muita pressão para baixo, então descobrimos desde o início que precisávamos comprar um nivelador.”

Um fabricante local de equipamentos, Fritsch Equipment Corp., foi capaz de fornecer a solução. “É como um nivelador mecânico. É quase como um facetador que entra na cama e realmente alisa, meio que afofa um pouco.”

Isso cria uma boa cama nivelada na qual as vacas querem se deitar, e Jeremy notou a diferença no uso do estábulo desde que trouxe esse acessório para o protocolo de manutenção do estábulo.

Agora, um ano depois, as vacas e a equipe da Wayside Dairy se ajustaram bem e estão encontrando sucessos para comemorar ao longo do caminho, como se aproximar de suas metas de qualidade do leite.

A implementação bem-sucedida dessa mudança de cama exigiu: tempo, paciência, agilidade, comunicação, planejamento e preparação. Realmente, qualquer mudança requer esses atributos.

As informações são do Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANCISCO KLEIN

EM 27/04/2023

Se é para melhorar vale a pena...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures