ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MT: produtor revê planos para segunda safrinha

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/01/2019

1 MIN DE LEITURA

0
2

A tendência de queda da remuneração proporcionada pelo milho tem levado agricultores de Mato Grosso, que lidera a produção do cereal no país, a repensarem o plantio da segunda safra, que já começa a ganhar força nos polos do Estado.

"Há dez anos, gastávamos R$ 1 mil por hectare, mas hoje o custo chega a R$ 2 mil. O risco dobrou, e a minha margem está mais apertada", diz Silvésio de Oliveira, paranaense que planta soja e milho no município de Tapurah, no norte matogrossense, desde a década de 1980

Nesta safra 2018/19, Silvésio cultivou 1,3 mil hectares de soja, mas nem toda essa área será ocupada pelo milho safrinha, como nos últimos ciclos, ainda que boa parte da futura colheita já esteja comercializada "Vou aumentar a pastagem. Estou cansado de trabalhar", brinca.

A tendência é que os preços do milho caiam nos próximos meses no exterior e no Brasil. A expectativa de ampliação do plantio nos EUA na safra 2019/20 e a apreciação do real ante o dólar nublam o horizonte para as exportações - a maior parte da safrinha de Mato Grosso é escoada para o mercado internacional.

O plantio desta safrinha dentro da janela climática ideal - de janeiro até meados de fevereiro no Estado - deverá contribuir para a colheita. Se a demanda decepcionar, a tendência de queda será aprofundada.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) projeta a colheita da safrinha do Estado em 28,5 milhões de toneladas, 3,4% maior que em 2017/18. A consultoria Agroconsult, que organiza o Rally da Safra, expedição que todos os anos percorre lavouras de grãos de todo o país, estima que a produção brasileira de milho de inverno somará 68,6 milhões de toneladas. "Com o gado, o risco é mais baixo. Vou ter menos dor de cabeça", reforça Oliveira. O produtor tem 500 cabeças de gado, mas o número poderá dobrar a partir de uma expansão de 100 hectares de área de pasto.

As informações são do jornal Valor Econômico. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures