Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Emater/RS: produção de leite vem aumentando no estado

A produção de leite vem aumentando no geral devido ao desenvolvimento das pastagens cultivadas e à parição das vacas. Saiba mais!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 27/06/2022 - 5 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Na regional de Pelotas, a produção de leite vem aumentando no geral devido ao desenvolvimento das pastagens cultivadas e à parição das vacas. Os produtores ainda utilizam silagem conforme a disponibilidade de novas pastagens.

Em Pedro Osório, os bovinocultores de leite estão utilizando as pastagens de aveia para a alimentação do rebanho, mas segue o uso de silagem e ração para complementação. O estado sanitário do rebanho é considerado bom, com boa redução das infestações de carrapatos devido ao clima mais frio. Inicia o período de declaração/atualização das fichas dos rebanhos nas IVZs do Estado; os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar estão comunicando seus assistidos.

O clima predominante ofereceu algum desconforto aos animais devido às baixas sensações térmicas, menos horas do que o período anterior, mas ainda desagradáveis para os animais que permanecem a campo.

Na regional de Ijuí, a produção de leite segue em crescimento na região. A cooperativa de Derrubadas registrou aumento de 6% no volume coletado entre os dias 13 e 19/06 em relação à semana anterior. A alimentação do rebanho leiteiro ainda é muito dependente das forragens conservadas (silagens e fenos) devido à produção das forrageiras anuais de inverno não atingir o volume desejado.

A permanência do clima úmido com chuvas mais frequentes e volumes intensos mantém a formação de barro nos entornos das instalações, locais de deslocamento dos animais e tratadores, causando problemas de manejo dos animais e na sua higiene e impactando na qualidade do leite. Essa umidade também provoca prejuízos nas pastagens.

Continua depois da publicidade Agroceres

Em algumas regiões, a falta de luminosidade do período afetou o pleno desenvolvimento das gramíneas. Nos períodos de maior umidade, a Contagem Padrão em Placas (CPP), Sólidos, Gordura e outros componentes e a Contagem de Células Somáticas (CCS) indicam leite de menor qualidade na região de Ijuí.

Já na regional de Caxias do Sul, a qualidade se manteve dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação, observando as boas práticas de manejo; não há relatos de suspensão de coleta.

Na regional de Frederico Westphalen, o aumento da disponibilidade de pastos, principalmente das espécies anuais de inverno, recuperou a produção de leite, porém o excesso de chuva dificulta o manejo do rebanho, a partir do piqueteamento e pastejo das vacas, reduzindo o consumo de alimentos e a consequente diminuição da produção em algumas propriedades que não possuem reserva de alimentos. Porém, no geral, a produção está estável e em bom nível de recuperação. As pastagens anuais de inverno, como algumas aveias, trigo duplo propósito e centeio, estão em desenvolvimento, e algumas áreas de triticale e azevém estão em implantação e início de desenvolvimento. As lavouras de alguns cereais de inverno, destinadas para silagem, estão em processo de implantação ou em fase inicial de desenvolvimento. A expectativa é de aumento do preço do leite.

Na regional de Passo Fundo, apesar das condições climáticas adversas para o desenvolvimento das pastagens, os rebanhos têm mantido a regularidade na produção de leite e apresentam adequadas condições sanitárias, embora haja preocupação com o risco maior de ocorrência de casos de mamite em função do aumento de barro nas áreas disponíveis aos animais. Houve sinalização de pequena elevação do preço do leite fluido ao produtor.

Na regional de Bagé, as condições climáticas no período foram mais favoráveis para os produtores de leite na Campanha. Em bacias leiteiras importantes, como Aceguá, Hulha Negra e Candiota, nota-se aumento na produção com a melhoria da disponibilidade de forrageiras de qualidade para o rebanho. Os volumes de chuvas relativamente baixos e dias com luminosidade satisfatória proporcionaram piso adequado para a entrada dos animais, com baixo risco de degradação das pastagens. As temperaturas baixas não causam maiores estresses nos rebanhos, principalmente de raça Holandesa, Jersey e cruza entre estas.

Na Fronteira Oeste, dias com maior nebulosidade e principalmente maiores volumes de chuva acumulados ao longo de junho refletem em menor oferta de alimento em relação ao esperado para este período do ano bem como mantêm condições de acúmulo de barro nas proximidades de aguadas, locais de fornecimento de silagem e acesso às salas de ordenha.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Os produtores aguardam reflexo nos preços pagos pela indústria como o aumento que se observa nas gôndolas dos supermercados, situação que pode melhorar as margens de lucro que estão muito estreitas devido ao custo das rações, fertilizantes e combustíveis.

Na de Caxias do Sul, o desenvolvimento das forrageiras de inverno está atrasado devido ao excesso de chuvas e de dias nublados. Algumas propriedades com alimentação baseada em pastagens tiveram redução na produtividade. Os produtores aproveitaram os dias abertos para realizar a implantação de aveia e de azevém, além de trigo para a confecção de silagem. Estima-se aumento de 30% na área de trigo para a silagem safra.

Na regional de Santa Rosa, a produção diária de leite apresenta uma pequena elevação devido ao pastoreio em forrageiras anuais de inverno, como aveia e azevém, além da complementação com silagem e ração. O tempo seco de segunda até quinta-feira melhorou as condições para o pastejo, além das condições de crescimento e rebrote das pastagens de inverno. Nesses dias ensolarados, os produtores aproveitaram para realizar limpeza das instalações e adubação nitrogenada em cobertura e controle de parasitas do gado. Entretanto, na sexta-feira – 17 – voltou a chover, trazendo novamente o barro e todas as demais condições de dificuldade para o manejo do gado de leite. Foi intensificado o corte de milho safrinha para silagem na última semana, e estima-se que está praticamente finalizado o corte, faltando apenas algumas áreas. A produtividade está boa. Os reservatórios de água para dessedentação dos animais está com o nível de água normalizado, inclusive alguns trasbordaram.

Na de Soledade, as pastagens estão com crescimento razoável; geadas provocam o atraso. No baixo Vale do Rio Pardo, o acúmulo de água da chuva satura o solo e dificulta o crescimento das pastagens; a maioria das propriedades tem uma instabilidade na oferta de pastagens anuais de inverno ao rebanho, além da dificuldade de pastoreio. A complementação ocorre com silagem, feno e ração. Áreas de trigo duplo propósito destinadas a pastoreio e silagem também apresentam reduzido crescimento e incidência de fungos foliares, sendo às vezes necessário manejo com fungicidas.

No aspecto sanitário, o rebanho em geral está em boas condições sanitárias e corporais. Seguem os serviços de controle de carrapato e parasitas no rebanho.

As informações são da Emater-RS, adaptadas pela equipe MIlkPoint. 

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

06/11/2025

Tirol anuncia nova planta de leite em pó no oeste catarinense

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais
Produção de leite

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?