FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O que são CCS e CBT do leite?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/07/2020

1 MIN DE LEITURA

0
5

Termos muito comuns na produção de leite, a CCS (Contagem de Células Somáticas) e a CBT (Contagem Bacteriana Total) se referem a importantes parâmetros da qualidade do leite. 

Confira mais sobre o tema no vídeo do canal MilkPoint no YouTube: 

A CCS, ou Contagem de Células Somáticas, refere-se às células do sistema imune e do epitélio da glândula mamária das vacas que estão presentes no leite.

O fator que mais contribui para amento nos valores deste parâmetro é a mastite. Quando parte do rebanho está acometido, a CCS do tanque aumenta e é um indicativo para o produtor.

Já a CBT, ou Contagem Bacteriana Total, refere-se à proliferação bacteriana no leite por contaminação externa e está estritamente relacionada com os processos de higiene durante a coleta do leite e à manutenção da temperatura do tanque.

Normalmente, valores altos de CBT são mais rapidamente resolvidos com mudanças nos protocolos de higiene. A CCS, por outro lado, exige um programa de controle da mastite na propriedade.

Segundo às Instruções Normativas 76 e 77 do Mapa, os valores máximos permitidos para esses parâmetros são de 500 mil células/mL para CCS e 300 mil UFC/mL para CBT.

Caso a média geométrica trimestral seja superior ao previsto na legislação, o laticínio deve interromper a coleta do leite na propriedade.

Aproveite e siga o canal do MilkPoint no YouTube a fim de ficar por dentro de todas as novidades!

Gostaria de enviar sugestões para o nosso canal? Envie um e-mail para contato@milkpoint.com.br

A Equipe MilkPoint agradece

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint