Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Produção de leite a pasto aumenta em até 24% com sombreamento

Uma pesquisa mostrou o impacto do sombreamento proporcionado pela ILPF em rebanhos leiteiros. Saiba aqui quais são os benefícios.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 05/07/2021 - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Uma reportagem da série especial Embrapa em Ação exibida no Giro do Boi desta quinta, dia 1º, mostrou qual é o impacto do sombreamento proporcionado pela ILPF em rebanhos leiteiros, e que pode ser também uma boa alternativa para o gado de corte. 

Um estudo feito pela Embrapa Cerrados mostrou que a produção leiteira das fêmeas Gir e Girolando cresceu 22% e 24%, respectivamente, em piquetes sombreados quando comparada à produção em manejo tradicional.

Além disso, o rendimento do leite também é maior por conta de um aumento da quantidade de sólidos, que evoluiu 6%. Foi a médica veterinária e doutora em zootecnia Isabel Ferreira, pesquisadora da Embrapa Cerrados, quem falou sobre o assunto em entrevista à equipe de reportagem do Giro do Boi.

Continua depois da publicidade Agroceres

A especialista apresentou a área em que os números estão sendo levantados e analisados. “É uma área de integração lavoura-pecuária-floresta. São oito hectares de área experimental. Hoje estamos com oito anos de avaliação, o eucalipto plantado em 2013 junto com o sorgo e, na sucessão das culturas, veio pastagem, depois veio a soja e, depois que retirou a soja, a gente plantou o Mombaça para fazer avaliação experimental. […] Então o experimento começou em 2013, a partir disso o Mombaça com as árvores de eucalipto, hoje a gente tem árvores com altura de até 30 metros com diâmetro à altura do peito também de 28 a 30 cm, numa densidade de 130 árvores por hectare. No início era maior, com as árvores plantadas a cada metro e meio e 25 metros entre os renques. Isso dava uma densidade de 260 árvores, mas depois foi feito um desbaste de metade das árvores para aumentar a incidência luminosa. No decorrer desse experimento, essa (130 árvores/ha) foi a densidade que deu um equilíbrio maior entre a produção de madeira, de forragem e de leite das vacas”, detalhou.

Um dos impactos positivos do sombreamento dos eucaliptos foi na parte reprodutiva das matrizes leiteiras. “A sombra tem impacto e muito na parte reprodutiva. Foram três anos de avaliações das vacas Gir e Girolando. Nas vacas Gir Leiteiro, mesmo sendo consideradas adaptadas ao calor, a gente identificou uma melhor qualidade dos embriões e das células germinativas das vacas, os ovócitos. Eles têm mais qualidade e uma maior quantidade também. Chegou a dar quatro vezes mais embriões nas vacas Gir que estavam sob sombra quando isso era comparado às vacas que estavam no sol. Então é muito impactante e às vezes o produtor não percebe. É uma coisa que ele não percebe que está perdendo e não oferecer a sombra para a vaca. A vaca tem que parir um bezerro por ano e quando ela sente calor, ela não dá o cio ou às vezes emprenha, mas perde o bezerro, e isso impacta grandemente na produção de leite”, anunciou.

Isabel explicou que a produção de leite aumenta porque a vaca deixa de investir energia para equilibrar a própria temperatura. “Vacas são homeotérmicas, como os seres humanos, ou seja, a temperatura do corpo delas é mantida fixa independente se está frio ou calor. Se está muito calor, ela precisa gastar energia dela para manter a temperatura do corpo, o equilíbrio. E ela gasta essa energia para manter a temperatura do corpo e deixa de gastar para produzir leite ou para manter a reprodução. [...]", completa a pesquisadora.

A pesquisadora confirmou então o impacto do sombreamento da ordenha de leite. “No caso das vacas Gir, a produção de leite ficou 22% maior quando comparado às vacas em pleno sol. Então impacta bastante. A questão da literatura, a gente sempre lia sempre em torno de 10% a mais quando a vaca tem acesso à sombra, então no nosso caso aqui, as Gir Leiteiro produziram 22% a mais. E as vacas Girolando, no período da seca, chegaram a até 24% a mais, então realmente impacta muito”, ressaltou.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

O sombreamento melhorou também a qualidade do leite. “Aumentou a quantidade de extrato seco desengordurado, um aumento de 6%. Isso é uma maior quantidade de sólidos, digamos assim. Para quem faz queijo, manteiga, aumenta o rendimento”, relacionou.

 “Por que a vaca dá mais leite? Além do conforto térmico e bem-estar que ela tem, a gente também mediu a qualidade do pasto. Aqui é um pasto de Mombaça em pleno sol e ele tem 30% a mais de proteína. Aqui tem uma ciclagem maior de nutrientes, então aumenta a proteína e a vaca rumina mais, ela passa 30% do tempo a mais ruminando quando ela está aqui. Assim os nutrientes do pasto ficam mais disponíveis para a vaca que está sob sombra. Isso favorece o aumento da produção de leite junto com o conforto das vacas. É uma combinação, um casamento perfeito. E num sistema de integração onde tem árvores, o produtor ainda pode usar a madeira, tem uma alternativa, uma segunda fonte de renda além do leite para o sistema”, lembrou.

Mais do que benefícios para dentro da porteira, o sombreamento também é capaz de surtir efeito no mercado consumidor, que demanda cada vez mais rastreabilidade para a fonte dos seus alimentos. “A questão do bem-estar hoje é muito falada e tem que ser realmente executada no campo. O consumidor hoje está preocupado se vai tomar um leite de uma origem definida, qual a rastreabilidade deste produto – como a fazenda está inserida, como é o animal que está produzindo esse leite que eu estou consumindo no café da manhã, o queijo […].”, concluiu Ferreira.

As informações são do Giro do Boi, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

Transformação digital começa com centralização de dados
Novidades dos Parceiros

Transformação digital começa com centralização de dados

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Quer saber como otimizar a saúde intestinal de bezerras ? Clique e Saiba mais - Biofarm

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?