ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Prévias do varejo apontam para o melhor Natal dos últimos quatro anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/12/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

Depois de um ano turbulento para o varejo, afetado por greve dos caminhoneiros, Copa do Mundo e eleições, o consumo reagiu na reta final. Os primeiros dados, divulgados ontem (26/12), indicam que o Natal de 2018 teve um dos melhores desempenhos dos últimos anos. O resultado, no entanto, ainda está distante dos níveis pré-crise, ponderam economistas.

Dois indicadores que são termômetro do comércio apontam para a tendência de retomada. Nas compras a prazo, por exemplo, as consultas feitas por lojistas para checar a situação de crédito dos consumidores aumentaram 2,66% entre os dias 4 e 24 deste mês em relação a 2017. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o SPC Brasil, esse foi o maior avanço desde 2014.

Também a receita nominal do varejo, que inclui todos os meios de pagamento e não desconta a inflação, teve aumento expressivo na semana do Natal. Cresceu 7,7% em relação ao mesmo período de 2017, puxada principalmente pelas quantidades vendidas, de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado. Esse foi o melhor resultado do indicador para o período pré-natalino desde 2015.

Nos shoppings, as vendas avançaram 5,5% este ano em relação ao Natal de 2017, quando o ritmo tinha sido um pouco menor, de 5%, segundo levantamento preliminar feito pela Associação de Lojistas Brasileira de lojistas de Shopping (Alshop). “O Natal salvou o ano”, afirma o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. Ele diz que as lojas de shoppings vão terminar 2018 com crescimento de 6% nas vendas. “Podemos festejar o resultado do Natal e do ano.”

O economista da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, é mais cauteloso. “Foi um Natal bom para as circunstâncias”, disse. “Tivemos um ano bastante tumultuado, por conta do período eleitoral. Antes, nossa incerteza era total. Agora, temos meia incerteza.” O economista projeta crescimento real – descontada a inflação – de 2% a 3% nas vendas deste Natal em relação à mesma data de 2017. Taxa semelhante é esperada pela Confederação Nacional do Comércio, de 3,1%.

Com uma participação pequena nas vendas totais do varejo (de apenas 4%), o comércio eletrônico registrou um forte crescimento no Natal deste ano: o faturamento foi de R$ 9,9 bilhões no Natal o que representa alta 13,5% em relação ao mesmo período de 2017 segundo a consultoria Ebit – Nielsen.

Confiança. Para a economista-chefe do SPC/Brasil, Marcela Kawauti, os resultados positivos do Natal refletem, especialmente, a maior confiança da população com a economia.

Dois indicadores de confiança da Fundação Getulio Vargas (FGV) deste mês mostram que o brasileiro está mais otimista dos dois lados do balcão. O Índice de Confiança do Consumidor atingiu 93 8 pontos, a maior marca desde abril de 2014. A confiança dos empresários do varejo foi a 105,1 pontos este mês, o maior resultado desde abril de 2013, segundo a FGV.

“Com a definição do quadro eleitoral e a volta da previsibilidade, os empresários gradativamente começam a retomar planos engavetados”, diz Marcela. Um levantamento preliminar da Alshop revela que 30 empresas do comércio pretendem abrir quase mil lojas em 2019 e contratar 8 mil trabalhadores.

A economista pondera no entanto que os resultados do varejo, apesar de apontarem para um tendência favorável para 2019, ainda estão longe dos níveis alcançados antes da crise. “Só a melhora da confiança não é suficiente para ter crescimento". 

As informações são do portal Exame. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures