ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: preço de referência para o leite favorece as negociações entre produtores e indústria

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/05/2019

2 MIN DE LEITURA

0
1
Após muitos estudos e a união entre a produção primária e a indústria láctea, Minas Gerais agora possui  um preço referência para o leite. O estabelecimento da média é considerado fundamental para o melhor planejamento dos produtores e posicionamento das indústrias no mercado.
 
Com o valor referência definido para um leite padrão, a expectativa é de que ocorra melhoria do produto, uma vez que a quantia recebida por ele pode ser ampliada em até 26% caso a qualidade supere a média estipulada.
 
De acordo com o presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg), Roberto Simões, a criação do valor médio é um grande avanço para o setor produtivo do leite e para as indústrias de Minas. “Há anos, estamos tentando criar uma relação mais harmônica entre produtores e compradores da indústria. Depois de 22 meses de acurados os estudos, conseguimos lançar os primeiros preços de referência para um leite padrão. Esse produto vai ter o preço referência divulgado mês a mês. Todo mês teremos uma reunião em que vamos avaliar o mercado nos últimos 15 dias do mês anterior e 15 dias do mês em vigência. Então, o produtor terá uma antecipação, principalmente, da tendência, nem tanto é o valor absoluto, mas vai mostrar a tendência, por exemplo, se estamos em um período de alta, se estamos em período de baixa e o que está acontecendo com a indústria. E, assim, daremos condições do pecuarista planejar a produção”, destacou Simões.
 
Integração
 
Ainda segundo Simões, com a criação do Conseleite, a indústria passou a ter acesso a importantes informações do setor no Estado, como, por exemplo, a média das empresas que fazem parte do projeto comparada com o resultado de empresas que atuam em outros estados e médias nacionais. Assim, a indústria pode se situar melhor e aperfeiçoar o mercado.
 
“É um jogo de 'ganha-ganha'. Nós teremos uma relação mais harmônica com a cadeia e teremos mais transparência dos dados, porque são abertos os custos de produção dos pecuaristas e os custos de transformação das indústrias. É o cotejamento desses dados que gera o preço de referência. É o preço médio de um leite padrão hipotético que pode subir até 26% caso o produtor melhore a qualidade. O valor também pode cair, até 8%, caso a qualidade seja menor. Além de tudo, é um estímulo à melhoria da qualidade do leite dos produtores e de Minas Gerais”, explicou Simões.
 
O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Minas Gerais (Silemg), José Antônio Bernardes, disse que o setor acompanhou todo o processo de criação do Conseleite e avalia de forma positiva o estabelecimento de um preço referência para batizar os negócios entre indústria e produtores.
 
“A indústria acompanhou, desde o começo, a elaboração do Conseleite de Minas, e nós temos conhecimento de como é feito em outros estados. A indústria recebe com bons olhos, esperamos que funcione. Esperamos também que realmente haja critérios para chegarmos a um consenso no preço de referência. É importante que o produtor e os usuários da ferramenta saibam que estamos trabalhando com preço referência, que hoje está compatível com a realidade do Estado”, afirmou Bernardes.
 
 
As informações são do jornal Diário do Comércio, resumidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures