Uma pesquisa feita pela The United Nations University, do Japão, e publicada recentemente na revista científica Food and Nutrition Bulletin, compilou diferentes estudos que investigaram o impacto do consumo de leite em dietas de crianças em países com baixa renda. Entre os resultados, foi comprovado que a ingestão de leite está associada ao maior crescimento e ganho de peso, além de ajudar na mineralização óssea das crianças.
Foi comprovado também que a ingestão de leite enriquecido com vitaminas e minerais melhora significativamente o peso e altura das crianças, além de aumentar os níveis de vitamina B12, ácido fólico e de hemoglobina, contribuindo para a redução de diarreia aguda, infecções do trato respiratório e na incidência de doenças em geral.
"O leite é composto por cálcio, vitamina A e B12, ferro e folato, e é um alimento muito importante para ajudar a suprir as deficiências nutricionais em países de baixa renda, pois promove o crescimento, fornece energia, proteínas e micronutrientes", explica Ana Beatriz Barrella, nutricionista da RG Nutri. "Contudo, muitas vezes este alimento falta na dieta das famílias em países de baixa renda", constata.
O consumo de leite fortificado também melhorou os indicadores de crescimento, o desempenho cognitivo, a ingestão de micronutrientes e a diminuição da anemia e, em contrapartida, este consumo não aumentou a prevalência de obesidade. "A ausência do leite na dieta das crianças pode levar ao prejuízo no desenvolvimento motor, cognitivo e de fala, principalmente por causa da falta da vitamina B12,que é encontrada apenas em alimentos de origem animal", completa Ana Beatriz.
Volume do consumo - Sabemos que o consumo de leite e de outros alimentos de origem animal é pequeno em países de baixa renda. A pesquisa japonesa mostra que, em algumas nações da África e sul da Ásia, o consumo do alimento é responsável por fornecer menos de 5% da energia usada pelas crianças. No leste e norte da Ásia e no México corresponde de 10% a 15%, e o valor nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Austrália é de 20%. No Brasil, o consumo de leite entre adolescentes gira em torno de 15%.
"Com base nesses resultados, destacamos a importância de a Organização das Nações Unidas (ONU) implementar programas que estimulem o consumo de leite para melhorar a qualidade alimentar e auxiliar na erradicação da fome nas regiões de baixa renda", finaliza Ana Beatriz.
A matéria é do Portal Fator Brasil, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Pesquisa indica importância do leite nos países de baixa renda
Uma pesquisa feita pela The United Nations University, do Japão, compilou diferentes estudos que investigaram o impacto do consumo de leite em dietas de crianças em países com baixa renda. Entre os resultados, foi comprovado que a ingestão de leite está associada ao maior crescimento e ganho de peso, além de ajudar na mineralização óssea das crianças.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

FERNANDO MELGAÇO
GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA
EM 10/11/2011
Quero aqui parabenizar a nutricionista Ana Beatriz, pela sua brilhante explanação sobre o valor alimentício do leite, mormente para as crianças.Estou também de pleno acordo com ela de que a ONU, através da FAO, que a partir do próximo ano estará sob o comando de um brasileiro muito competente, que é o Sr. José Graziano, possa estimular o consumo de leite entre as populações mais pobres do Plneta.Quem sabe ele poderá adotar uma política de estímulo ao consumo de leite, mormente nos países e regiões citados pela Ana Beatriz.
No meu entender, seria uma das melhores formas de se combater a fome nos países de baixa renda, principalmente entre as crianças sub-nutridas da África Sub-Saariana, e de outras regiões onde a fome graça, destruindo vidas. Vamos lutar para que isso possa acontecer.
"Leite, o mais nobre dos alimentos."
Atenciosamente,
Fernando Melgaço.
No meu entender, seria uma das melhores formas de se combater a fome nos países de baixa renda, principalmente entre as crianças sub-nutridas da África Sub-Saariana, e de outras regiões onde a fome graça, destruindo vidas. Vamos lutar para que isso possa acontecer.
"Leite, o mais nobre dos alimentos."
Atenciosamente,
Fernando Melgaço.