Um decepcionante quarto trimestre para a Dean Foods completou um desempenho inferior a 2018, fazendo com que a gigante de lácteos explorasse alternativas em sua "transformação de negócios". A empresa está considerando uma joint venture, uma combinação de negócios ou mesmo uma venda.
Comparando-se os números do quarto trimestre e os números do ano completo entre 2017 e 2018, as vendas totais da companhia ficaram estáveis e só caíram um pouco. Mas seus custos operacionais aumentaram consideravelmente em 2018, levando a grandes perdas.
Os custos de fechamento e reorganização das instalações estiveram por trás da longa fatura da Dean Foods no passado. A empresa encerrou 2018 com uma perda de receita líquida de US$ 326,9 milhões, comparado a um lucro líquido de US$ 61,6 milhões em 2017.
A Dean Foods anunciou que começará a explorar e avaliar alternativas estratégicas para aumentar o valor aos acionistas, como resultado de seu desempenho em 2018. A instituição contou também que continuará a executar o plano de negócios da Dean Foods com foco maior em iniciativas estratégicas autônomas, buscará a formação de uma joint venture ou uma combinação estratégica de negócios, uma transação que resulte em propriedade privada ou venda da empresa.
A empresa não revelou um cronograma e também disse que não planeja fornecer mais atualizações até que seja considerado necessário. Ralph Scozzafava, CEO da Dean Foods, disse: "Nossos resultados financeiros de 2018 refletem a 'desalavancagem' em volume de certos clientes que saíram de nossos negócios, juntamente com uma inflação significativa nos custos de combustível, frete e resinas. Embora tenhamos feito progressos significativos na execução do nosso plano de produtividade de custos em toda a empresa, a redução de custos foi mitigada pelos custos transitórios incrementais associados a uma recente consolidação abrangente da planta. Apesar desses desafios, continuamos a gerar fluxo de caixa livre positivo das operações em 2018."
A Dean Foods é a maior processadora e distribuidora direta de leite e outros produtos lácteos nos EUA, mas todas as principais marcas vêm enfrentando uma crescente concorrência das alternativas lácteas - como as bebidas vegetais - nos últimos anos.
"Estamos tomando ações vitais e transformadoras para maximizar os benefícios de nossa escala e posicionar a empresa a longo prazo, incluindo a implementação de um plano de produtividade de custo corporativo e investimento em recursos, tecnologia, infraestrutura, pessoas e sistemas essenciais. À medida que procuramos acelerar a transformação de nossos negócios e aumentar o valor para os acionistas, a diretoria iniciou uma revisão de uma série de possíveis alternativas estratégicas para melhor posicionar a empresa para o futuro", concluiu Scozzafava.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.