Um produtor rural de Patos de Minas, Minas Gerais, deverá ser indenizado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) pelos prejuízos sofridos após ficar mais de 35 horas sem energia elétrica. O pecuarista relatou perda de aproximadamente 24 mil litros de leite e a morte de três bezerros.
A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a decisão da Comarca de Patos de Minas que determinou o pagamento de R$ 63 mil por danos materiais e lucros cessantes — valor referente ao que o produtor rural deixou de ganhar enquanto estava sem energia — e R$ 5 mil por danos morais. Ainda cabe recurso.
Em nota, a Cemig informou que a interrupção no fornecimento de energia ocorreu após a queda de uma árvore sobre a rede elétrica na zona rural do distrito de Bom Sucesso, em Patos de Minas. A companhia afirmou que adotou as providências necessárias para restabelecer o serviço, seguindo parâmetros de segurança para a população e empregados, e destacou que cumpre integralmente as decisões judiciais.
Mais de 35 horas sem energia
O pecuarista relatou no processo que o episódio ocorreu entre os dias 21 e 22 de janeiro de 2022, totalizando mais de 35 horas sem fornecimento de energia elétrica. Segundo ele, a interrupção foi causada pela queda de um tronco de árvore sobre a rede elétrica. O produtor alegou que a demora no restabelecimento do serviço provocou diversos prejuízos, incluindo a perda de aproximadamente 24 mil litros de leite e a morte de três bezerros.
A Cemig negou falha na prestação do serviço e sustentou que a interrupção ocorreu devido a uma situação considerada “crítica”. A concessionária também alegou ter restabelecido o fornecimento em até 48 horas, prazo previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para áreas rurais.
Após a vitória do pecuarista em primeira instância, a Cemig recorreu da decisão. O relator do recurso, desembargador Fábio Torres de Sousa, destacou que, no caso analisado, a resolução da Aneel previa o restabelecimento do serviço em até oito horas em situações emergenciais em área rural.
Provas documentais e testemunhas confirmaram a morte dos bezerros, além de gastos com medicamentos e atendimento veterinário e perdas na produção de leite. A queda na produção após o restabelecimento da energia também foi comprovada por meio de notas fiscais.
Nota emitida pela Cemig
"A Cemig respeita e cumpre integralmente as decisões judiciais, observando rigorosamente todos os parâmetros regulatórios no atendimento aos consumidores em sua área de concessão. A companhia ressalta que trabalha incessantemente para manter os padrões técnicos, levando energia de qualidade a todos mineiros e mineiras.
As interrupções no fornecimento de energia elétrica podem ocorrer de duas formas distintas: programadas ou acidentais. As interrupções programadas decorrem de reparos, manutenções preventivas ou melhorias na rede elétrica, sendo que, nesses casos, o consumidor é previamente avisado sobre a data e o horário da suspensão temporária do serviço. Já as interrupções acidentais resultam de eventos imprevisíveis, especialmente em razão de condições climáticas extremas, tais como tempestades, alagamentos, queda de árvores sobre a rede elétrica e outros danos que comprometem a infraestrutura do sistema de distribuição.
No caso em questão, a interrupção acidental decorreu da queda de árvore, que danificou a rede elétrica local existente na zona rural do Distrito de Bom Sucesso, Patos de Minas - MG. A Cemig adotou todas as providências necessárias ao restabelecimento do fornecimento de energia elétrica observando os parâmetros de segurança da população e de seus empregados.
A Cemig informa que está realizando o maior ciclo de investimentos de sua história, buscando a melhoria contínua de sua atividade e a satisfação dos clientes e reduzindo o tempo de atendimento a emergências."
As informações são do G1, adaptadas pela equipe MilkPoint.
Vale a pena ler também:
O ponto de fechamento das fazendas leiteiras
Participe nos comentários: você já enfrentou quedas de energia na sua propriedade? Compartilhe abaixo!