ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Páscoa não empolga redes de supermercados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/03/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Os supermercados e hipermercados esperam uma Páscoa com vendas em linha com o observado no ano passado. A recuperação econômica ainda tímida não anima os empresários do setor, conforme mostra pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo o levantamento, 60,5% dos lojistas do país acreditam na estabilidade nas vendas em relação a 2018, enquanto 22,2% estão otimistas e estimam elevação da receita e 17,3% apostam em queda no faturamento.

Em sintonia com essas expectativas, os varejistas têm preferido ser mais cautelosos nos pedidos para período. Ao serem questionados sobre perfil das encomendas para a Páscoa, os acréscimos mais expressivos em relação a 2018 foram observados em produtos com menor valor agregado. Houve alta nas encomendas de bombons (3,9%), caixas de chocolate (3,7%) e barras (3,4%), em relação à Páscoa do ano passado. Em contrapartida, a categoria ovos de Páscoa teve projeção de queda média de 0,6% nos pedidos este ano - a redução chega a 1,8% nos ovos acima de 500 gramas.

Para o ano todo, a projeção da Abras é de um crescimento de 3% nas vendas do setor. A associação também divulgou ontem dados sobre o desempenho de 2018, quando seus associados faturaram R$ 355,7 bilhões, uma alta real de 0,7% ante 2017. A pesquisa, feita pela Nielsen, não considera o atacarejo. Se considerada esta categoria, que mescla varejo e atacado, o avanço em 2018 foi de 2,07%, segundo a Abras.

"Estávamos em lua de mel com a chegada do novo governo, mas já estamos no dia a dia do casamento, com desacelerações nos últimos meses. Ainda assim, mantemos a previsão de crescimento em 3% pela indicação de que a reforma da Previdência será aprovada ainda no primeiro semestre", disse João Sanzovo Neto, presidente da Abras. "Com a reforma, os investimentos virão com mais força na segunda metade do ano, gerando emprego e renda para o consumidor, que voltará a comprar mais, buscando os produtos 'prime' e as lojas de vizinhança".

Segundo a Nielsen, a alta de 0,7% no faturamento em 2018 está "abaixo das expectativas de recuperação previstas". Além do desemprego e da contração do poder aquisitivo, o presidente da Abras também atribui o desempenho à greve dos caminhoneiros em maio do ano passado. "Certos produtos que não foram vendidos não são procurados depois. É o caso dos hortifrutigranjeiros e perecíveis em geral. Foram vendas que se perderam totalmente", diz Sanzovo.

Segundo a Abras, o varejo alimentar fechou 2018 com 89,6 mil lojas no país, ante 89,3 mil em 2017. Com isso, foram criados 30,7 mil postos de trabalho no ano passado. A entidade informou, ainda, que o Grupo Carrefour Brasil teve o maior faturamento do setor em 2018, com R$ 56,3 bilhões, seguido pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA), que faturou R$ 53,6 bilhões - considerando as lojas de venda de alimentos.

Em terceiro lugar vem o Walmart, que não revelou o faturamento de 2018. A Abras optou por colocar a rede na terceira posição com base no faturamento de R$ 28,1 bilhões em 2017, receita muito superior à informada, em 2018, por Ceconsud Brasil (R$ 8,5 bilhões), Irmãos Mufato (R$ 6,9 bilhões) e SBD Comércio de Alimentos (R$ 6,2 bilhões), que completam o ranking. Em 2018, o Walmart vendeu 80% das operações no Brasil para a gestora Advent.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures