ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

OIE reconhece o Brasil como país livre de febre aftosa com vacinação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/05/2018

1 MIN DE LEITURA

0
1

Hoje o Brasil comemora um novo status sanitário: livre de febre aftosa com vacinação. O certificado internacional foi entregue pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, durante a 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial, em Paris.

Apesar de o Brasil estar a 12 anos sem registro da doença nos rebanhos, os estados do Amazonas, Roraima, Amapá e parte do Pará ainda não tinham sido reconhecidos pela OIE como áreas livres da enfermidade. “Com esse certificado, nós saímos da relação de países com áreas livres de febre aftosa e nos tornamos um país livre da doença com vacinação. No momento que temos o país todo na mesma condição sanitária, a segurança é muito maior”, disse o coordenador do Grupo Técnico de Defesa Sanitária da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Decio Coutinho.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, o reconhecimento pela OIE é uma grande vitória e conquista do setor e representa um futuro muito positivo para a pecuária brasileira. “É uma honra representar um estado que vem lutando há mais de 50 anos contra a doença. São mais de 80 mil pessoas que vivem da pecuária amazonense. Acredito que a partir desse dia teremos valorização dos nossos produtos e abertura de mercados”.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (FAEAP), Luiz Iraçú Colares, agradeceu os pecuaristas brasileiros por contribuírem para essa importante conquista. Santa Catarina é o único estado reconhecido pela OIE como livre de febre aftosa sem vacinação. De acordo com Decio Coutinho, o próximo passo é erradicar a doença em todo o território brasileiro e obter o certificado internacional do país como livre de aftosa sem o uso da vacina.

Para isso, o Mapa elaborou o Plano Estratégico para o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que prevê ações estratégicas para ampliar as zonas livres sem vacinação. “Para facilitar o processo de transição de país livre com vacinação para livre sem vacinação, os estados foram separados em cinco blocos. A retirada das vacinas está dividida em três etapas, iniciando em 2019 e finalizando em 2023”, explicou Decio.

As informações são da CNA/Senar. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures