Os consumidores podem ter menos confiança em processos alimentares que eles não entendem, e os alimentos de origem animal podem estar sujeitos a uma análise mais desinformada do que outros alimentos devido à percepção dos consumidores de maior risco. Os produtores de laticínios podem se beneficiar ao compreender como os consumidores interpretam termos e afirmações desconhecidos nos rótulos dos produtos lácteos.
Em um novo estudo publicado no Journal of Dairy Science, cientistas da Universidade Estadual da Carolina do Norte conduziram entrevistas e pesquisaram mais de 1.200 consumidores sobre seus conhecimentos e atitudes em relação aos termos de processamento de lácteos que podem aparecer nos rótulos dos produtos.
Apenas cerca de um terço dos entrevistados relatou que sempre ou frequentemente liam os rótulos antes de comprar produtos lácteos. No entanto, os rótulos dos produtos são a principal fonte de informações sobre as compras de alimentos usadas pelos consumidores.
Isso se reflete no fato de que apenas 24% dos entrevistados estavam familiarizados com o leite microfiltrado, e nenhum entrevistado se lembrava de ter visto o termo nos rótulos dos produtos lácteos. Apesar disso, 20% expressaram uma opinião negativa a respeito.
"Nossos dados de pesquisa se alinham com o trabalho anterior que sugere que a maioria dos consumidores de produtos lácteos considera o leite e o queijo saudáveis e naturais", disse a autora correspondente MaryAnne Drake, PhD, North Carolina State University, Raleigh, NC, EUA. "No entanto, adicionar termos relacionados ao processamento ao 'leite' diminuiu a concordância média de que o produto resultante era natural ou saudável."
Em geral, as respostas de concordância sugerem que, embora os consumidores de produtos lácteos em geral tenham uma visão positiva do leite, os termos de processamento introduzem incertezas que podem levar ao questionamento dessa avaliação.
Fornecer informações sobre o processamento de termos melhora a compreensão e a percepção do consumidor sobre esses termos nos rótulos. Antes de ler a definição de ultrafiltração e microfiltração, 83 por cento dos entrevistados não estavam familiarizados com os termos.
Após ler, 97 por cento dos participantes indicaram que seu entendimento havia mudado. A maioria dos participantes viu o leite ultrafiltrado e microfiltrado de forma mais positiva e teve maior probabilidade de comprar esses produtos.
“Os descritores relacionados ao processamento nas declarações dos ingredientes provavelmente serão esquecidos, especialmente nos rótulos dos produtos com os quais os consumidores já se sentem familiarizados. No entanto, os consumidores podem expressar cautela quando forem informados de termos de processamento desconhecidos”, acrescentou Drake.
O estudo sugere que explicar termos relacionados ao processamento usando termos simples pode aumentar a percepção positiva entre os consumidores. A educação na embalagem e outras mensagens de marketing devem ser investigadas mais detalhadamente.
*Fonte da foto: Freepik
As informações são do Eurekalert, traduzidas pela Equipe MilkPoint.