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NZMP enumera as 5 principais tendências de lácteos para 2019

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/03/2019

3 MIN DE LEITURA

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A NZMP, marca global de ingredientes da Fonterra, estudou os insights de alguns dos maiores fornecedores de pesquisa de alimentos e nutrição do mundo para criar suas cinco principais tendências de lácteos para 2019.

Alex Turnbull, diretor de marketing da NZMP, disse: “no nível macro, essas tendências são impulsionadas por uma mudança demográfica global, rápida urbanização e aumento da riqueza. A NZMP ajuda nossos clientes a atender às necessidades em constante mudança de seus consumidores por ser relevante e perspicaz, em grande escala. Com uma ampla gama de ingredientes à base de lácteos e uma vasta experiência em laticínios global que lidera o mundo, a NZMP desempenha um papel ativo no desenvolvimento dessas tendências”.

Top 5 tendências de laticínios da NZMP para 2019

1. Bem-estar digestivo
2. Lanches (snacks)
3. Ética 360
4. Bem-estar total
5. Consumo aventureiro

Bem-estar digestivo

A New Nutrition Business e a Mintel relatam que a crescente conscientização das pessoas sobre a ciência dos microbiomas e como isso pode afetar a saúde geral e o bem-estar, está mudando a forma como os consumidores pensam sobre os alimentos. Como resultado, há uma crescente demanda por produtos voltados para o bem-estar digestivo.

James Dekker, gerente do programa de nutrição e saúde do NZMP, disse que uma dieta que ajuda a saúde intestinal pode ter vários benefícios. “Anos de pesquisa foram realizados com probióticos e seu papel na manutenção de boas bactérias intestinais. No passado, o efeito dos probióticos no microbioma do intestino focava no conforto digestivo e bem-estar. De fato, os probióticos lácteos são procurados e são bem conhecidos por apoiar a imunidade.

“Mais recentemente, começamos a ver evidências de que os probióticos podem desempenhar outros papéis benéficos em áreas como cognição, anti-inflamação e saúde metabólica. Eles estão agora se tornando especiais para quem pratica esportes e se encaixam em vários estilos de vida ativos para adultos". De acordo com a New Nutrition Business, o iogurte se destaca entre os consumidores como um dos três principais "bons alimentos" para a saúde digestiva, além de frutas e vegetais.

Lanches (snacks)

A NZMP disse que sua pesquisa mostra que os lanches (snacks, em inglês) têm uma participação de 40% do consumo de alimentos e bebidas em diversos mercados e está se tornando uma ocasião de refeição estabelecida por si só. À medida que as soluções de lanches se tornam mais acessíveis e comuns, a demanda pela qualidade dos alimentos e bebidas nos lanches também evolui.

De acordo com Roshena De Leon, gerente de insights globais da NZMP, “a tendência de snackification  está evoluindo e não há limites para o desenvolvimento de novos produtos. A Innova informa que as opções de lanches saudáveis mostraram o crescimento mais rápido no desenvolvimento de novos produtos nos últimos cinco anos e os consumidores esperam pagar um prêmio por lanches saudáveis/funcionais".

Ética se torna 360

O interesse do consumidor no fornecimento ético e na sustentabilidade continua, evoluindo agora para se estender por toda a cadeia de fornecimento.

De acordo com a Globaldata, 41% dos consumidores procuram logotipos éticos ou sustentáveis quando fazem compras, 38% estão dispostos a pagar um prêmio por materiais sustentáveis e 30% estão dispostos a pagar por reivindicações de responsabilidade social.

Lara Phillips, gerente de valor sustentável, disse que a preocupação dos consumidores com a sustentabilidade os levará a buscar produtos que sejam “saudáveis para o mundo” e “saudáveis para mim”.

Bem-estar total

Os consumidores estão cada vez mais conscientes de sua saúde geral, evoluindo de apenas bem-estar físico para bem-estar total no corpo, mente e emocional. Como resultado, o posicionamento de produtos em dados demográficos, como idade e gênero, se tornará menos relevante, com o posicionamento baseado em estilo de vida tomando seu lugar.

De Leon disse: “em linha com essa tendência, esperamos ver mais oportunidades de colaboração entre categorias aparentemente desconectadas ou independentes, por exemplo, alimentos e gadgets, vestuário e bebidas, food keepers e fórmula. Também haverá mais oportunidades de venda cruzada e promoção cruzada vinculadas por um objetivo comum de ajudar os consumidores a alcançar o bem-estar total”.

Consumo aventureiro

Lançamentos rastreados pela Mintel mostram um aumento de 39% em lançamentos de alimentos e bebidas com “descoberta” sendo uma mensagem-chave aparecendo na embalagem em 2017 e 2018. O Innova observa que, “despertar a curiosidade do consumidor incluindo um elemento surpresa” é uma maneira de ativar esta tendência.

De acordo com De Leon, “novas experiências como parte do consumo de alimentos e bebidas continuam importantes. Os consumidores valorizarão a autenticidade dessas experiências no lugar de produtos genéricos e prestarão mais atenção a ofertas de qualidade superior, exclusivas e diferenciadas. Além disso, a globalização de alimentos que começou há anos será estimulada e veremos mais alimentos étnicos sendo introduzidos, incluindo opções étnicas de laticínios".

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint. 

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