ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Setor se movimenta contra difamação da produção de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/08/2023

2 MIN DE LEITURA

15
33

O MilkPoint, juntamente com entidades, associações e produtores de leite, repudia veemente a disseminação de informações falsas e inverdades sobre a produção leiteira. 

Disseminado em larga escala durante os últimos dias, um vídeo contendo informações equivocadas sobre a produção leiteira tem causado impacto. E, infelizmente, não é só este caso! Sendo cada vez mais comum a viralização de informações errôneas sobre o setor, desinformações e correlações da atividade com exploração de animais, produto com conservantes, degradação do meio ambiente e tantas outras afirmações que não são baseadas em estudos ou pesquisas, acabam confundindo o consumidor a respeito de um produto tão nobre e importante.

A realidade é uma só: o leite e seus derivados são produtos altamente nutritivos e a produção de leite é uma atividade baseada de muito cuidado, carinho e dedicação por parte dos produtores e todos os profissionais atuantes na área, dentro e fora da fazenda. 

A produção de leite é um dos pilares do Agronegócio no país, uma atividade séria, permeada de normas, exigências e legislações rígidas.

Sendo a principal comunidade de informação sobre a cadeia láctea e tendo como um dos seus principais objetivos disseminar informação confiáveis e de qualidade, o MilkPoint disponibiliza gratuitamente os principais conteúdos técnicos, gerenciais e de mercado do leite no Brasil e no mundo, e oferece aos seus leitores a possiblidade de conhecer, entender e estudar todo o processo produtivo do leite, para fim de evitar a propagação de informações distorcidas a respeito do assunto.

Marcelo Carvalho, Fundador e CEO da MilkPoint Ventures, falou sobre o ocorrido. “Ações difamatórias contra a produção animal, incluindo a produção leiteira, já ocorrem há bastante tempo nos países desenvolvidos, e são de difícil abordagem, especialmente pela capilaridade das mídias sociais e pelos personagens envolvidos, muitas vezes ‘famosos’ como nesse caso. Não adianta agredir e partir para o confronto, porque isso só alimenta os detratores. Respostas bem-humoradas, mostrando o outro lado e aproximando os consumidores dos produtores, podem ser um caminho. O difícil é furarmos nossa bolha, isto é, falarmos para o grande público. Para isso, a meu ver o caminho seria ter alguma ação coordenada e contínua e, como sempre, recursos são necessários, caso contrário a tendência é alcançarmos o nosso público apenas”. 

Em outros momentos, disponibilizamos matérias que combatem as principais fake news que envolvem o setor. Vale a pena relembrá-las e viralizar materiais que expressam a verdade da produção

Com base nesse episódio, o MilkPoint irá criar uma coluna sobre Comunicação com o consumidor, trazendo casos de sucesso no Brasil e fora, de fazendas que comunicam bem com o grande público, bem como conceitos que podemos incorporar no nosso dia a dia como produtores, técnicos e indústrias do setor. Se você conhece alguém que se encaixe nesse perfil, entre em contato conosco. Vamos juntos em busca de viralizar as verdades sobre a bela arte de produzir leite! 

Alexandre Pedroso, nosso colunista e parceiro de longa data, utilizou de sua redes social para combater o mais recente acontecimento.

 

 

15

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUÍS ALBERTO AGUIAR

RESENDE - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 30/08/2023

Mestre. Enquanto não houver uma regulamentação dinâmica do que é maus tratos, para que se possa aplicar as devidas punições, estaremos cada vez mais expostos a críticas humilhantes de várias associações. Grande abraço
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 31/08/2023

Olá Luís, sem dúvida essa é uma frente que precisa ser trabalhada também. Não é possível deixar que produtores que praticam maus tratos afetem todo o setor.
RENATO PEREIRA

JALES - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/08/2023

Criar uma coluna para mostrar os casos de sucesso não terá impacto significativo, pois a maioria dos leitores já conhece a realidade do processo de produção de leite.

O ideal seria convidar influencer de outros nichos para visitar fazendas, gravar a visita de depois patrocinar a publicação no perfil do influencer, pois assim vai aumentar a disseminação da informação para outros públicos.

Esta é a forma que o outro lado usa para propagar suas ideias, e tem dado certo.
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 30/08/2023

Olá Renato, obrigado pelo comentário. Acho que uma ideia não invalida a outra: quanto mais produtores souberem como se posicionar e terem consciência a respeito das demandas do consumidor e de questões envolvendo Bem Estar Animal, melhor. Acho que a coluna pode ajudar nisso. A ideia de ter influencers (não só influencers tradicionais, mas jovens formadores de opinião, que vivem nas grandes cidades), também. Acho que não é interessante pagar para o influencer, porque aí fica configurado o interesse comercial e, para o descrédito, é um passo. Talvez mostrar e cabe ao influencer decidir pela publicação, aí o setor viraliza. Penso eu.
MAURO ARAUJO DIAS

ANÁPOLIS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/08/2023

Alguém está ganhando muito com isso, pois esta veiculação não é de graça, esse senhor até 20 anos atrás tomava leite, pelas suas proprias declarações, agora vem detratar o produto.
quando a mãe humana não consegue amamentar, a criança toma o que, feito de que.
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 30/08/2023

É pior do que isso, Mauro: tem vídeo dele tomando leite com cereais e 2019...No mínimo ele é um oportunista.
ERNANI SEFTON CAMPOS

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL

EM 30/08/2023

A Cadeia do LEITE, não se restringe à Produtores Rurais, Industrias de Laticinios/Distribuição e Consumidores. Há um segmento que pouco aparece, VITAL, para estas engrenagens FUNCIONAREM. A Industrias de Equipamentos,Bombas, Ordenhas e Tecnologia, embarcadas. Acredito que a UNIÃO destes segmentos, quando se exporta equipamentos para vizinhos e outros.Precisas se fazer presente. pertante o Congresso Nacional e contra a Fake News. Se nada for feito, a Sociedade, perde, e terá que pagar a conta dos prejuízos. Recebendo produtos "duvidosos", importados...A cf...
PEDRO BARBOSA DE OLIVEIRA

RUBIATABA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/08/2023

É difícil você ver campanhas negativas sobre o leite, enquanto os próprios interlocutores adoram um pão de queijo quente, requeijão, iogurtes e são sabedores que centenas de outros produtos derivados do leite, são essenciais na culinária do mundo inteiro.
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 30/08/2023

Dureza, Pedro. Tem muito oportunismo envolvido nisso, não? Há vídeos do sujeito fazendo propaganda de cereais e tomando leite em 2019...
NILSON MUNIZ

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 30/08/2023

Como muito bem observado na matéria, falar bem do leite apenas dentro da cadeia, para nosso público, é de pouca valia. É preciso que os produtores de leite, por meio de suas associações, cuidem da reputação do leite, produzindo campanhas destinadas ao consumidor. A ABLV - Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida, em 2023, com recursos internos e de patrocinadores, investiu cerca de 12 milhões de reais em campanha em favor do leite. Não adianta bater-se com detratores que não estão abertos ao diálogo. É preciso falar bem do leite ao consumidor e profissionais de saúde mais alto que eles.
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 30/08/2023

Obrigado pelo comentário, Nilson. Realmente esse é o caminho. Um longo caminho! É necessário também atuarmos nas questões de bem-estar animal e bioseguridade, para que casos como esse sejam cada vez mais raros.
WANDELL SEIXAS

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 30/08/2023

É das mais acertadas. Respondo pelo jornalismo da cadeia do agro há cerca de 50 anos. Algo partindo de um meio de comunicação sério como o MilkPoint, com certeza, será levado em conta por boa parte da sociedade.
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 30/08/2023

Obrigado Wandell
MARCUS PETROSINO

EM 30/08/2023

Difamar e veicular notícias falsas é crime.
Repudiar faz parte mas não caberia mover uma ação processual contra o ator e a ong ? Não seria mais efetivo e correto?
Isso será feito ?
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 30/08/2023

Marcus, é uma boa colocação. Não sei se cabe uma ação judicial - imagino que as associações de classe devam estar olhando essa possibilidade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures