O MilkPoint, juntamente com entidades, associações e produtores de leite, repudia veemente a disseminação de informações falsas e inverdades sobre a produção leiteira.
Disseminado em larga escala durante os últimos dias, um vídeo contendo informações equivocadas sobre a produção leiteira tem causado impacto. E, infelizmente, não é só este caso! Sendo cada vez mais comum a viralização de informações errôneas sobre o setor, desinformações e correlações da atividade com exploração de animais, produto com conservantes, degradação do meio ambiente e tantas outras afirmações que não são baseadas em estudos ou pesquisas, acabam confundindo o consumidor a respeito de um produto tão nobre e importante.
A realidade é uma só: o leite e seus derivados são produtos altamente nutritivos e a produção de leite é uma atividade baseada de muito cuidado, carinho e dedicação por parte dos produtores e todos os profissionais atuantes na área, dentro e fora da fazenda.
A produção de leite é um dos pilares do Agronegócio no país, uma atividade séria, permeada de normas, exigências e legislações rígidas.
Sendo a principal comunidade de informação sobre a cadeia láctea e tendo como um dos seus principais objetivos disseminar informação confiáveis e de qualidade, o MilkPoint disponibiliza gratuitamente os principais conteúdos técnicos, gerenciais e de mercado do leite no Brasil e no mundo, e oferece aos seus leitores a possiblidade de conhecer, entender e estudar todo o processo produtivo do leite, para fim de evitar a propagação de informações distorcidas a respeito do assunto.
Marcelo Carvalho, Fundador e CEO da MilkPoint Ventures, falou sobre o ocorrido. “Ações difamatórias contra a produção animal, incluindo a produção leiteira, já ocorrem há bastante tempo nos países desenvolvidos, e são de difícil abordagem, especialmente pela capilaridade das mídias sociais e pelos personagens envolvidos, muitas vezes ‘famosos’ como nesse caso. Não adianta agredir e partir para o confronto, porque isso só alimenta os detratores. Respostas bem-humoradas, mostrando o outro lado e aproximando os consumidores dos produtores, podem ser um caminho. O difícil é furarmos nossa bolha, isto é, falarmos para o grande público. Para isso, a meu ver o caminho seria ter alguma ação coordenada e contínua e, como sempre, recursos são necessários, caso contrário a tendência é alcançarmos o nosso público apenas”.
Em outros momentos, disponibilizamos matérias que combatem as principais fake news que envolvem o setor. Vale a pena relembrá-las e viralizar materiais que expressam a verdade da produção.
- Bem-estar animal: do optativo ao obrigatório
- Fake news sobre lácteos: como combater?
- Bovinocultura e bem-estar animal são indissociáveis
- Conforto da vaca: por que isso importa?
- Bem-estar animal e o impacto ambiental da produção leiteira
- Mentiras do leite
Com base nesse episódio, o MilkPoint irá criar uma coluna sobre Comunicação com o consumidor, trazendo casos de sucesso no Brasil e fora, de fazendas que comunicam bem com o grande público, bem como conceitos que podemos incorporar no nosso dia a dia como produtores, técnicos e indústrias do setor. Se você conhece alguém que se encaixe nesse perfil, entre em contato conosco. Vamos juntos em busca de viralizar as verdades sobre a bela arte de produzir leite!
Alexandre Pedroso, nosso colunista e parceiro de longa data, utilizou de sua redes social para combater o mais recente acontecimento.