ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uma abordagem inovadora no tratamento das mastites e promoção do bem-estar dos animais

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 24/03/2024

3 MIN DE LEITURA

0
0

 

A mastite é uma inflamação da glândula mamária que afeta rebanhos leiteiros de todo o mundo. Esta condição acarreta prejuízos consideráveis aos produtores, tais como descarte de leite, despesas com tratamento e, em casos mais graves, a necessidade de descarte dos animais. Atualmente as afecções de úbere ainda são as doenças mais frequentes em vacas leiteiras, podendo manifestar-se na forma clínica ou subclínica.

O perfil dos agentes contagiosos responsáveis pela doença é caracterizado pela forma de transmissão. Quando ocorre de fêmea para fêmea, é de origem contagiosa (primária), já se a infecção ocorre por agentes patogênicos do ambiente é caracterizada como ambiental (secundária). Durante a manifestação clínica da mastite, ocorrem alterações no leite, inchaço no úbere, febre, apatia e a redução da produtividade do rebanho.

A mastite de origem primária é caracterizada por sua maior aparição na forma subclínica da doença, alguns microrganismos como Staphylococcus agalactie e Sthapylococcus aureus são frequentemente encontrados em isolados de mastites contagiosas. Nesta situação ocorre o aumento da contagem de CCS do leite que pode durar vários ciclos produtivos. Os patógenos encontrados nesses quadros de mastite são considerados oportunistas, ou seja, vivem na pele dos tetos e do úbere, e quando surge alguma porta de entrada infectam o animal. Sabe-se que a transmissão pode ocorrer até mesmo através das mãos do próprio ordenhador, ou por meio de teteiras mal higienizadas (fômites).

Durante quadros de origem secundária, os microrganismos causadores, encontram-se em ambientes como camas, locais com acúmulo de fezes, urina, entre outros. Nestes casos, os animais apresentam maiores incidências de quadro de mastite clínica e com duração de tempo menor. Como são patógenos ambientais, o animal tem contato a todo tempo com esses microrganismos, o que torna sua erradicação mais difícil de ser realizada.

Neste contexto, a Ucbvet Saúde Animal apresenta ao mercado o Mastigen VL®, a solução por via intramamária para o tratamento de mastites de origem contagiosa e ambiental. Designado como um “antibiótico verde”, a base de marbofloxacina, o Mastigen VL® destaca-se por sua abordagem favorável ao bem-estar animal, sendo a única flúorquinolona reservada para uso na medicina veterinária no mundo oferecendo alta taxa de cura, baixo número de aplicações e um curto período de descarte do leite.

Resultados de estudos recentes¹, considerando 13 antibióticos, indicam que a marbofloxacina destaca-se, com 84,4% de eficácia contra bacilos Gram-negativos (Figura 1). Esse desempenho ressalta sua eficácia em comparação com outros antimicrobianos. Além disso, estudos de farmacocinética em bovinos², tem demonstrado a grande capacidade do ativo em atingir as concentrações necessárias para eliminar os agentes causadores da mastite sem causar a pressão seletiva prolongada que poderia facilitar o aparecimento da resistência bacteriana.

Figura 1. Adaptado de MALINOWSKI et al., 2008. A marbofloxanina, componente do Mastigen VL®, apresenta-se como um dos antimicrobianos com menores índices de resistência frente as cepas de bactérias isoladas de casos de mastite em bovinos.
 

O Mastigen VL® é indicado para uso em vacas leiteiras no período de lactação, possui amplo espectro de ação contra bactérias Gram-positivas, Gram-negativas e demonstrou através de estudos clínicos ser eficaz no tratamento de vacas infectadas com cepas de Sthapylococcus aureus, Escherichia coli, Streptococcus uberis, Streptococcus dysgalactiae e Streptococcus agalactiae. Sua formulação foi desenvolvida considerando não somente a eficácia terapêutica, mas também o impacto mínimo sobre os animais tratados e principalmente na melhoria da qualidade do leite produzido.

Com uma administração simplificada e número reduzido de aplicações, minimiza o estresse associado ao tratamento. Além disso, o curto período de descarte do leite contribui para a rápida recuperação do rebanho, permitindo que as vacas retornem à produção normal, resultando em um ambiente mais saudável e equilibrado. O compromisso da UCBVET com o bem-estar animal é refletido nas características do Mastigen VL®, proporcionando aos produtores uma solução que não apenas trata eficazmente a mastite, mas também promove um ambiente propício para o desenvolvimento saudável de seus rebanhos leiteiros.

¹ MALINOWSKI, Edward et al. Antimicrobial susceptibility of bacteria isolated from cows with mastitis in 2006-2007. Bulletin of the Veterinary Institute in Pulawy, v. 4, n. 52, 2008.

² SCHNEIDER, M. et al. Pharmacokinetics of marbofloxacin in lactating cows after repeated intramuscular administrations and pharmacodynamics against mastitis isolated strains. Journal of Dairy Science, v. 87, n. 1, p. 202-211, 2004.

 

Lucas Azevedo Catananti - Consultor Técnico de Grandes Animais - UCBVET Saúde Animal

Marcos Ferreira - Gerente de Produtos de Pecuária - UCBVET Saúde Animal

 

 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures