Nestlé, Unilever e Coca-Cola estão entre os interessados na empresa indiana de nutrição Horlicks, da GlaxoSmithKline, operação que deve superar US$ 4 bilhões, disseram quatro fontes a par do assunto à Reuters.
Os lances iniciais estavam previstos para a véspera. As três gigantes são vistas como favoritas para um negócio que oferece presença significativa num mercado emergente em rápida expansão. Embora a desvalorização cambial e impostos sobre bens e serviços estejam pressionando o consumo na Índia, a enorme população e o aumento da riqueza são atraentes para empresas que tentam compensar o fraco crescimento nos mercados maduros.
Não ficou claro quais outras empresas estavam interessadas, embora a Reckitt Benckiser, empresa ansiosa para construir sua operação de saúde ao consumidor, não tenha feito uma oferta, disseram duas fontes. GSK, Nestlé, Reckitt e Unilever se recusaram a comentar. Representantes da Coca-Cola não estavam imediatamente disponíveis para se manifestar.
A Horlicks é uma bebida à base de malte que remonta a 1873, quando dois britânicos fundaram uma empresa em Chicago para fabricá-la. Foi levada para a Índia por soldados que lutaram com o exército britânico na Primeira Guerra Mundial.
Vendida como bebida no Reino Unido, a Horlicks se tornou uma marca muito maior na Índia. Mas a GSK começou uma revisão desse negócio e de alguns produtos menores, depois de comprar a Novartis, por US$ 13 bilhões, em março.
A presidente-executiva da GSK, Emma Walmsley, que assumiu o cargo no ano passado, quer melhorar o foco do que é uma das empresas farmacêuticas mais diversificadas do mundo.
As informações são do portal Reuters.