ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nestlé fatura 1,9% menos no Brasil e prevê investir US$ 100 milhões

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/02/2019

2 MIN DE LEITURA

0
2

A Nestlé, líder do setor alimentar, fará investimentos de cerca de US$ 100 milhões este ano em seu parque industrial no Brasil, que é seu quarto maior mercado, só atrás dos Estados Unidos, China e França.

O vice-presidente para as Américas, Laurent Freixe, disse ao Valor que o montante está em linha com o que vem sendo investido nos negócios do gigante suíço na maior economia da América Latina. "Mesmo na recessão não paramos de investir, porque investimos com vistas a três a cinco anos seguintes", afirmou. Freixe confirma que a Nestlé "está sempre aberta" para aquisições no Brasil nas categorias mais atrativas como café, nutrição, água mineral e "petcare", e nota que há algumas empresas mais regionais no país nesse contexto.

Mas o executivo ressalvou que o gigante suíço não está obcecado por aquisições, e considera que em todo caso tem muito investimento a fazer com os negócios já existentes no Brasil.

Para a Nestlé, em 2018 o ambiente comercial continuou difícil no Brasil. As vendas caíram de 4,317 bilhões de francos suíços em 2017 para 3,683 bilhões no ano passado. A queda é de 14,69%. Pesou a desvalorização da moeda brasileira.

Em reais, as vendas da Nestlé no Brasil no ano passado registaram queda de 1,89%, para R$ 13,75 bilhões. Em 2017, a multinacional havia vendido R$ 14 bilhões no mercado brasileiro, segundo cálculos do Valor Data. A conversão para reais considerou o câmbio médio dos dois períodos. Consultada, a Nestlé no Brasil confirmou os valores das vendas em reais.

A companhia conseguiu recuperar um crescimento orgânico positivo no segundo semestre no Brasil aumentando preços e teve aceleração de vendas na maioria das categorias de produtos, sobretudo nutrição infantil e confeitaria.

A alta de preços mais significativa no ano passado ocorreu por causa da grande variação no custo do leite, segundo Freixe.

Para 2019 a expectativa é mais otimista. "A economia brasileira está em recuperação, tem visão positiva do futuro, haverá mais investimento e mais consumo, e de nossa parte temos confiança na capacidade de gerar mais vendas", afirmou o executivo.

Globalmente, a Nestlé anunciou hoje crescimento orgânico de 3% em 2018, o melhor resultado em sete anos. O resultado vem de crescimento real interno de 2,5% e aumento de preços de 0,5%. O crescimento foi sustentado por uma dinâmica mais forte nos EUA e na China, e na nutrição infantil.

As vendas aumentaram significativamente pelas plataformas online nos EUA e na China. A guerra comercial entre as duas maiores economias não afeta a Nestlé. O comércio de produtos da companhia os dois países não é significativa.

As vendas totais do grupo suíço aumentaram 2,1%, alcançando 91,4 bilhões de francos suíços em 2018. O lucro líquido cresceu 41,6% para 10,1 bilhões de francos suíços, graças sobretudo à venda do negócio de produtos de confeitaria nos EUA.

O CEO Mark Schneider reiterou que vai manter o ritmo de ajustes às preferências dos consumidores, agora menos interessados em alimentos embalados e mais em comida saudável, mais natural e local. O grupo suíço espera aumentar a margem, hoje de 17%, para uma faixa de 17,5% a 18,5% até 2020. A margem de Nestlé é maior nos mercados emergentes. Nesse grupo de países, o crescimento orgânico do grupo foi de 4,9% comparado a 1,6% nos mercados desenvolvidos.

"Nossa estratégia de nutrição, saúde e bem-estar único, articulados em torno de produtos alimentares, bebidas e produtos de saúde nutricional, ganhou mais clareza", afirmou Schneider.

Nesse contexto, Nestlé quer vender a Herta, empresa de carne processada, que tem como principais mercados a Alemanha e França e fatura mais de 600 milhões de francos suíços por ano.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures