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Nestlé amplia oferta de produtos saudáveis no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/05/2019

3 MIN DE LEITURA

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A Nestlé está ampliando os esforços para introduzir mais produtos naturais e orgânicos no Brasil, seu quarto maior mercado mundial, como parte de uma iniciativa mais ampla nas Américas para cortar açúcar, sódio e gorduras saturadas de seus alimentos, disse um porta-voz em entrevista.

"A subsidiária brasileira da Nestlé tem 25 iniciativas no cronograma de inovações do portfólio de produtos para 2019, um aumento em relação aos 20 projetos conduzidos no ano passado, sendo a maioria voltada para produtos naturais", disse o vice-presidente de Marketing e Comunicação da Nestlé Brasil, Frank Pflaumer.

Como outros fabricantes de alimentos embalados, a empresa, famosa no Brasil por produtos como chocolate em pó Nescau e barras Kitkat, reconhece uma transição global da preferência de consumidores por alimentos mais saudáveis. A Nestlé Brasil destinou 400 milhões de reais para inovação nos últimos cinco anos, acrescentou Pflaumer.

Ele se recusou a fornecer estimativas para os desembolsos nos próximos anos, mas comentou que é improvável que investimentos nessa direção sejam reduzidos.O executivo afirmou que os esforços da Nestlé já permitiram ao grupo cortar mais de 14 mil toneladas de açúcar, 5 mil toneladas de gorduras saturadas e 300 toneladas de sódio do processo de fabricação no Brasil desde 2014.

No ano passado, a Nestlé abriu um novo laboratório de garantia de qualidade e lançou sua primeira linha de alimentos orgânicos no Brasil. “Produzir organicamente não é a parte mais difícil, o mais desafiador é produzir organicamente em grande escala”, disse Pflaumer, acrescentando que a Nestlé está prestes a ampliar seu portfólio com quatro sabores de uma nova papinha orgânica para bebês em maio.

"Parcerias com startups, incluindo o aplicativo de entregas colombiano Rappi, também estão em andamento, à medida que a empresa busca novas formas de levar produtos aos consumidores", contou o executivo. Questionado sobre possíveis aquisições, Pflaumer disse que a Nestlé está monitorando todas as oportunidades no mercado brasileiro, mantendo o foco nas quatro áreas de negócios mundialmente prioritárias: café, pet care, nutrição infantil e água". Não há orçamento fixo para inovação. (Acordos) podem acontecer”, acrescentou.

Além disso, a Nestlé acaba de lançar uma calculadora que permite saber quanto do total da recomendação diária* de açúcar está sendo ingerido em produtos, receitas ou adicionado a bebidas, e dá dicas para que cada pessoa faça boas escolhas alimentares, ajudando a ingerir o nutriente de forma equilibrada.

Ao acessar o site do programa Nestlé Vidas Mais Saudáveis, basta selecionar a ferramenta de cálculo da quantidade de açúcar. O internauta será direcionado à uma página específica, com navegação intuitiva, que ajuda a traduzir a informação de açúcares descrita no alimento para facilitar o entendimento do que se está consumindo. “A grande funcionalidade da ferramenta é mostrar quanto da recomendação diária de açúcar já é atendida com o alimento, receita ou produto que está sendo ingerido”, ressalta a gerente de Nutrição da Nestlé Brasil, Juliana Lofrese.

A calculadora de açúcar é uma das iniciativas do programa Nestlé Vidas Mais Saudáveis, que traz vídeos, artigos, história sobre a jornada de nutrição da Nestlé e que tem como objetivo informar e dar autonomia ao consumidor para que tenha visão crítica e faça escolhas mais conscientes. No ano passado, a companhia lançou a versão da calculadora de sódio, com o mesmo raciocínio da ferramenta de açúcar, e que pode ser consultada no mesmo site.

Fora do Brasil, a Nestlé tem sido bastante ativa em aquisições de outros negócios. Em 2018, a empresa suíça comprou participação majoritária na companhia equatoriana de alimentos naturais e orgânicos Terrafertil, após uma série de acordos nos EUA, incluindo a Blue Bottle Coffee, a Chameleon Cold-Brew Coffee, o grupo de alimentos vegetarianos Sweet Earth e o negócio de refeições prontas Freshly.

As informações são da revista Reuters e do portal Mundo do Marketing.

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