ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mudanças no varejo físico: como fica a relação com a indústria?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/12/2018

1 MIN DE LEITURA

0
2

Opinião: o executivo Hugues Godefroy acredita no fim da disputa da indústria por espaço na gôndola.

Sem catástrofes à vista, uma coisa é certa: a transformação digital e o e-commerce terão uma influência grande em toda a cadeia de abastecimento. Seja impondo novas maneiras de operar, promovendo alianças, reduzindo custos ou suspendendo vantagens. Pelo menos é essa a opinião de executivos da indústria, como Hugues Godefroy, diretor comercial da Cepêra. A política de aquisição de espaço na gôndola pela indústria é uma das práticas que devem cair em desuso, segundo sua opinião. “Com o e-commerce e as ferramentas digitais, a busca da indústria por destaque na gôndola deverá migrar para disputa por espaço online. Antes, 90% do orçamento da indústria ia para a mídia clássica, TVs e jornais. Hoje, metade dos recursos já são destinados a Facebook, Instagram e outras redes sociais”, afirma Godefroy.

O mundo virtual também está transformando as ações conjuntas entre varejo e indústria. As empresas ainda dividem custos para a produção de folhetos promocionais, mas já trabalham com recursos tecnológicos sofisticados e mais eficazes. Um deles é o de geolocalização pelo celular. “Disparamos, por exemplo, SMS para clientes de uma rede de supermercado em Santos (SP) avisando que itens da Cepêra nas lojas X e Y estariam em promoção”, conta. “A rede aumentou o fluxo de clientes, além do volume de vendas de nossos produtos".

Hershey’s reage

O aumento da participação nas vendas do comércio eletrônico está afetando a indústria de bens de consumo de massa. Entre elas, a Hershey’s, nos Estados Unidos. Como a frequência do americano nas lojas físicas tem diminuído, vêm caindo também as vendas de produtos de indulgência nos checkouts e nas lojas de conveniência. A Hershey’s, que já vinha sentindo o impacto dos selfcheckouts, resolveu reagir, testando algumas ideias.

Uma delas é usar um aplicativo de smartphone para fazer ping (agrupar pacotes na internet) e atingir consumidores que se encontram no ponto de retirada de pedidos online – a empresa veicula anúncios no celular para estimular o consumo. Outra medida é patrocinar máquinas de venda automática, nos mesmos pontos de retirada, a fim de tornar as compras por impulso mais fáceis.

A empresa está trabalhando ainda com a goPuff , uma delivery de lanchinhos rápidos (iogurtes, snacks, cappuccino gelado, candies) que faz entregas em até 30 minutos. Embora a espera de meia hora seja menos “impulsiva” do que a fila no checkout, o importante é testar novas ideias.

As informações BI Intelligence Daily e SA Varejo. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures