ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mapa cria o 'Núcleo China' para impulsionar negócios com o País

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/02/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, buscou na iniciativa privada a comandante da nova unidade especial que cuidará das relações com a China, principal destino das exportações brasileiras do agronegócio. Ex-diretora da consultoria de investimentos Vallya e com mestrado em Estudos Contemporâneos da China pela Universidade de Renmin, Larissa Wachholz morou em Pequim por cinco anos e fala mandarim. Em dezembro, ela aceitou o convite de Tereza Cristina para assumir o “Núcleo China”, ligado diretamente a seu gabinete.

A criação da unidade estratégica foi uma surpresa até para quem trabalha na área internacional do ministério. A ideia partiu da ministra, que não contou a novidade para ninguém antes de anunciá-la em encontro com ministros chineses em outubro de 2019, durante visita ao país.

Para o longo prazo, Larissa Wachholz estabeleceu quatro áreas prioritárias de atuação: abertura comercial, atração de investimentos, central de informações e ações de inovação e sustentabilidade. Mas a agenda emergencial não escapa do radar. Um dos desafios imediatos tem sido monitorar os efeitos do coronavírus e da trégua comercial Estados Unidos-China sobre as exportações agrícolas brasileiras. No caso do cessar-fogo entre Washington e Pequim, ela conta ter recebido uma mensagem tranquilizadora das autoridades chinesas. “Elas têm nos dito que vão operar de acordo com regras de mercado.”

Em bom português: mesmo diante dos compromissos assumidos de aumentar as compras de produtos agrícolas americanos, a China prometeu ao Brasil manter suas escolhas de fornecedores com base em preço, não em questões políticas. “Mas temos avaliado o assunto com lupa”, diz Larissa. Apesar disso, ela constata que haverá redução nos embarques brasileiros de soja à China, que terão de ser redirecionados a outros mercados.

Destino de mais de um terço das exportações agrícolas brasileiras — US$ 31 bilhões em compras em 2019 —, a China é o principal parceiro comercial do Brasil, mas a pauta setorial de exportações é baseada em soja e carnes. Uma das metas do novo núcleo é promover a diversificação do comércio com a abertura para novos produtos, como frutas. O movimento pode estabilizar os fluxos comerciais e diminuir “solavancos” do mercado mundial.

O desafio também é entender melhor as complexidades do maior comprador dos produtos agrícolas nacionais e identificar oportunidades. Larissa avalia, por exemplo, que os chineses confiam na qualidade do alimento brasileiro, mas estão cada vez mais atentos aos debates sobre sustentabilidade. “É uma preocupação que tende a crescer e a gente quer mostrar a sustentabilidade do agro brasileiro e dar ao consumidor chinês esse conforto”.

O núcleo também quer atrair investimentos de empresas chinesas para o Brasil, tanto na área de logística como na de construção de ferrovias e rodovias para ajudar no escoamento das exportações. Atrair aportes em indústrias de processamento de alimentos também está nos planos. Seria uma forma de elevar o valor agregado das exportações — vender farelo em vez de soja em grão, café torrado e moído no lugar de café verde, cortes de carne no lugar do produto in natura.

O setor produtivo fez o caminho inverso para se aproximar mais da China. Em janeiro, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abriu um escritório de negócios em Xangai. A entidade contratou uma consultora chinesa, fluente em português e que já morou no Brasil, para representar os produtores brasileiros, mapear oportunidades comerciais e prospectar mais abertura de mercados.

“Comércio é olho no olho, precisa ter confiança”, diz Lígia Dutra, superintendente de Relações Internacionais da CNA. A entidade quer impulsionar cinco segmentos: lácteos, mel, fresh (hortaliças, frutas e flores), cafés especiais e aquicultura. Outra unidade deve ser aberta na Ásia, em um país a definir, em 2021. “Precisamos da China para fazer negócio hoje”, disse.

As informações são do Valor Econômico.

Leia também: 

Chineses prospectam aquisição de leite em pó gaúcho

Ministra e embaixador da China debatem relação comercial entre países

China e Brasil debatem diversificação de comércio de produtos agropecuários

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures