ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MilkPoint de olho nas redes (#7): 'escolhemos o compost barn pensando no bem-estar dos animais'

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/02/2019

2 MIN DE LEITURA

2
10

O produtor de leite e leitor do MilkPoint @gavaia compartilhou no Instagram do MilkPoint vídeos e fotos mostrando o funcionamento do compost barn na @casadeleite, esta, que escolheu o sistema produtivo com base em definições de bem-estar animal, item que vai de acordo com os valores que eles prezam na produção. Segundo Fernando Gavaia, incentivar o contato e a convivência das vacas em sociedade e estimular a interação e a competitividade saudável entre os animais, fornece ao rebanho o que seria mais próximo de um “ambiente natural” - com luz do sol, vento natural, paisagem, entre outros.  

“A cama onde descansam as vacas é de serragem de pinus e normalmente é trocada de acordo com a qualidade e teor de umidade, juntando com a oportunidade de venda do composto. Cada vaca desfruta de 12 m² de cama para si, espaço suficiente para seu relaxamento completo sem rigidez de posicionamento. Ao todo são 2.000 m² de cama que abrigam 170 vacas em lactação. A estrutura do compost barn é planejada de forma que permite que o gestor da fazenda divida as vacas em até oito lotes".

Hoje a Fazenda Bistrô Casa de Leite opera com seis lotes de produção, sendo eles:

  • pós-parto de multíparas;
  • pós-parto de novilhas;
  • lote primípara;
  • lote A;
  • lote B e;
  • lote C. 

compost barn
Animais da Casa de Leite, a fazenda 'bistrô' instalados no compost barn

Ao todo são 16 ventiladores que mantém o galpão arejado, as vacas refrescadas e a cama seca. “Para a manutenção da cama a mesma é ‘mexida’ três vezes ao dia, obedecendo o horário das ordenhas. No galpão da Casa de Leite, chamado pela equipe da fazenda de ‘spa’, as vacas contam também com aspersores em toda linha de cocho, que ajudam a garantir uma temperatura interna sempre 20-25% menor que a temperatura externa. Índice medido diariamente em uma rotina de controle de bem-estar animal”.

compost barn

Segundo Gavaia, o bom resultado alcançado na fazenda não é oriundo apenas das escolhas estruturais, mas, de uma gestão eficiente em que o bem-estar animal é constantemente monitorado. “Temperatura e umidade de cama, temperatura ambiente, limpeza das vias, ruminação e uma série de outros índices nos dizem se o bem-estar que nos propusemos a oferecer está sendo diariamente cumprido. Ver essa paisagem logo de manhã nos enche de orgulho e nos faz enxergar que temos feito um excelente trabalho. E temos uma grande gratidão por todos que já nos ajudaram, que nos ajudam e que sonham junto com o time Casa de Leite”, concluiu.

Equipe Casa de Leite
Equipe Casa de Leite

E você? Vem trabalhando com alguma ação na fazenda na qual os resultados estão impactando na produção de leite? Se sim, compartilhe conosco por meio do e-mail contato@milkpoint.com.br ou envie suas fotos e vídeos pelo Direct do Instagram. A nossa equipe agradece desde já essa importante troca wink

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RODRIGO DE CASTRO BERNARDES

EM 06/02/2019

100%das vacas estão deitadas em pleno calor com temperatura externa de 40 graus!!
Isto é conforto.
WALDEIR GARCIA

HORTOLÂNDIA - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 06/02/2019

Muito Bom !
MilkPoint AgriPoint