Milk-E: Fonterra estreia primeiro caminhão-tanque elétrico da Nova Zelândia

O primeiro caminhão-tanque elétrico da Nova Zelândia, Milk-E, foi lançado oficialmente e faz parte da frota da Fonterra. Saiba mais informações.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O primeiro caminhão-tanque elétrico da Nova Zelândia, Milk-E, foi lançado oficialmente pelo Ministro de Energia e Recursos, Exmo. Dra. Megan Woods, em Morrisville.

Funcionários do governo local, Iwi, Industry e Fonterra também estiveram presentes para reconhecer o marco significativo na descarbonização do transporte pesado da Nova Zelândia, além de reconhecer a equipe por trás da construção.

Continua depois da publicidade

Nomeado pelo produtor da Fonterra, Stephen Todd, de Murchison, o Milk-E faz parte do trabalho de descarbonização da frota da Fonterra, que é um dos vários programas que estão ajudando a Cooperativa a se tornar líder em sustentabilidade.

image.png
Fonte da foto: Dairy Industries International.

“Em toda a Cooperativa, nossas equipes estão constantemente analisando como podemos diminuir nossas emissões – desde a fazenda, em nossas instalações e em toda a nossa rede de transporte”, disse o diretor de operações, Fraser Whineray. “A equipe aqui em nossa oficina de Morrinsville fez um trabalho fantástico ao reunir este navio-tanque. Sendo o primeiro da Nova Zelândia, houve muito pensamento criativo e engenhosidade Kiwi para dar vida ao Milk-E.”

As mudanças na configuração da bateria deram à equipe a oportunidade de testar outras adições para melhorar a eficiência da coleta de leite, reduzir as preocupações de segurança e reduzir a quantidade de trabalho necessária para personalizar um caminhão-tanque da Fonterra.

Continua depois da publicidade

Um sistema de troca de bateria está sendo instalado no local de Waitoa, onde o Milk-E ficará localizado para testar como isso poderia funcionar dentro de uma frota para minimizar o tempo de inatividade do carregamento da bateria. “Foi ótimo ver a equipe transformar desafios em oportunidades, então, além de testar a capacidade da Milk-E na estrada, também estamos testando uma nova bomba elétrica, configuração de mangueira e armários”, disse Whineray.

A Fonterra recebeu cofinanciamento do Fundo de Transporte de Baixas Emissões do Governo (LEFT), que é administrado pela EECA (Autoridade de Eficiência e Conservação de Energia).

A Gerente de Investimento e Engajamento do Grupo EECA, Nicki Sutherland, disse: “Estamos satisfeitos em ver este projeto ganhar vida. A Nova Zelândia tem metas ambiciosas para reduzir rapidamente as emissões de carbono, e o transporte é fundamental, mas o frete pesado provou ser difícil de descarbonizar. Se for bem-sucedido, este projeto poderá ser replicado em várias empresas da Nova Zelândia.”

O caminhão-tanque elétrico de leite operará na planta de Waitoa da Fonterra, que Whineray disse ser muito apropriada, já que foi o local da maior frota de caminhões elétricos de leite da Nova Zelândia há 100 anos.

As informações são do Dairy Industries International, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?