O primeiro caminhão-tanque elétrico da Nova Zelândia, Milk-E, foi lançado oficialmente pelo Ministro de Energia e Recursos, Exmo. Dra. Megan Woods, em Morrisville.
Funcionários do governo local, Iwi, Industry e Fonterra também estiveram presentes para reconhecer o marco significativo na descarbonização do transporte pesado da Nova Zelândia, além de reconhecer a equipe por trás da construção.
Nomeado pelo produtor da Fonterra, Stephen Todd, de Murchison, o Milk-E faz parte do trabalho de descarbonização da frota da Fonterra, que é um dos vários programas que estão ajudando a Cooperativa a se tornar líder em sustentabilidade.
Fonte da foto: Dairy Industries International.
“Em toda a Cooperativa, nossas equipes estão constantemente analisando como podemos diminuir nossas emissões – desde a fazenda, em nossas instalações e em toda a nossa rede de transporte”, disse o diretor de operações, Fraser Whineray. “A equipe aqui em nossa oficina de Morrinsville fez um trabalho fantástico ao reunir este navio-tanque. Sendo o primeiro da Nova Zelândia, houve muito pensamento criativo e engenhosidade Kiwi para dar vida ao Milk-E.”
As mudanças na configuração da bateria deram à equipe a oportunidade de testar outras adições para melhorar a eficiência da coleta de leite, reduzir as preocupações de segurança e reduzir a quantidade de trabalho necessária para personalizar um caminhão-tanque da Fonterra.
Um sistema de troca de bateria está sendo instalado no local de Waitoa, onde o Milk-E ficará localizado para testar como isso poderia funcionar dentro de uma frota para minimizar o tempo de inatividade do carregamento da bateria. “Foi ótimo ver a equipe transformar desafios em oportunidades, então, além de testar a capacidade da Milk-E na estrada, também estamos testando uma nova bomba elétrica, configuração de mangueira e armários”, disse Whineray.
A Fonterra recebeu cofinanciamento do Fundo de Transporte de Baixas Emissões do Governo (LEFT), que é administrado pela EECA (Autoridade de Eficiência e Conservação de Energia).
A Gerente de Investimento e Engajamento do Grupo EECA, Nicki Sutherland, disse: “Estamos satisfeitos em ver este projeto ganhar vida. A Nova Zelândia tem metas ambiciosas para reduzir rapidamente as emissões de carbono, e o transporte é fundamental, mas o frete pesado provou ser difícil de descarbonizar. Se for bem-sucedido, este projeto poderá ser replicado em várias empresas da Nova Zelândia.”
O caminhão-tanque elétrico de leite operará na planta de Waitoa da Fonterra, que Whineray disse ser muito apropriada, já que foi o local da maior frota de caminhões elétricos de leite da Nova Zelândia há 100 anos.
As informações são do Dairy Industries International, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.