ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Após análise, metade das amostras de queijo coalho está imprópria em Fortaleza/CE

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/11/2018

7 MIN DE LEITURA

1
1

O queijo coalho é um produto lácteo genuinamente nordestino e representa a cultura, história e gastronomia da região há mais de 400 anos. Entretanto, é preciso verificar procedência, validade e certificação na hora de adquirir o produto. A pesquisa encomendada pelo Diário do Nordeste ao Laboratório de Microbiologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará (UFC) constatou que 50% das amostras analisadas - comercializadas em feiras, mercados, pequenos comércios e supermercados de Fortaleza - estão impróprias para consumo. São elas das marcas e/ou procedência Lebom (indústria, fabricado no Pará) e os artesanais produzidos por pequenos produtores do Vale do Jaguaribe e de Iracema; os das duas feiras não têm origem identificada.

O estudo foi solicitado em agosto passado para que os pesquisadores testassem o queijo para presença de Salmonella, Listeria, Staphylococcus e coliformes. A aquisição das amostras, em pacotes de 500 gramas, foi de forma aleatória, levando em conta marcas mais comercializadas nas lojas e bancas.

Da amostragem de 12 diferentes marcas, seis não estavam de acordo com os padrões microbiológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Das seis, cinco são queijos artesanais. A boa notícia, aponta a gerente do laboratório e professora do Departamento de Engenharia de Alimentos, Evânia Altina de Figueiredo, é que todos deram negativo para Salmonella e Listeria, tipos mais perigosos. Mesmo assim, o resultado indica que é necessário maior controle das boas práticas de produção e rigor na fiscalização.

Na avaliação da pesquisadora, as empresas, sejam artesanais, da agricultura familiar ou indústrias, que produzem esses queijos, devem verificar seus padrões de higiene desde a ordenha. "A contaminação pode ter ocorrido com o leite ainda in natura ou durante o processamento, por meio da água - que precisa ser tratada - além da lavagem dos equipamentos, utensílios, manipuladores, do ambiente de produção, durante etapa de acondicionamento ou ainda da embalagem. Tudo isso pode ter contribuído para o contágio".

As seis amostras, explica, não atenderam aos critérios sanitários em relação aos coliformes fecais, bactérias que podem sobreviver dentro ou fora do intestino humano e a Staphylococcus que vive na pele e nas vias aéreas superiores. Segundo a pesquisadora, o resultado assinala que o alimento pode ter tido contato direto ou indireto com fezes ou que o leite pode já ter vindo com o staphylo ou durante o processo de manipulação desde a hora de coletar o leite. "Apesar da contaminação ser baixa, é preciso que esses produtores e empresas se adequem às normas e obedeçam às regras de higiene", orienta Evânia Altina de Figueiredo.

A Associação dos Produtores de Leite e Queijo do Vale do Jaguaribe, incluindo os municípios de Jaguaribe e Iracema, a Queijaribe, reconhece que a contaminação pode acontecer durante qualquer ciclo da fabricação. Em parceria com o Sebrae, realiza cursos de capacitação e um trabalho com objetivo de conscientizar e qualificar os pequenos e médios produtores do Vale. Dos 65 associados, de dez municípios, apenas cinco conseguiram certificação. Um deles, o Jaguaribe, apresentou problema. "A gente vai desde a comida do rebanho, passando por todas os estágios até o queijo pronto e como armazená-lo de forma adequada", diz um dos integrantes da diretoria, Antônio Carlos de Freitas.

Em relação ao resultado da análise laboratorial da UFC, a Associação dos Permissionários do Mercado São Sebastião informa que cada um é responsável pelo produto que vende. A Associação dos Supermercados do Estado (Acesu) explica, via um de seus diretores, Engel Rocha, que todo produto lácteo comercializado na rede tem o Selo de Inspeção Estadual ou Federal.

"Quando acontece um problema, o lote é retirado das prateleiras e devolvido à indústria", garante. O gerente do Raimundos dos Queijos, Adriano Veras, salienta que há mais de 20 anos está com os mesmos fornecedores e nunca teve problemas. Ele diz que, antes de fechar acordo, visitou todos eles e suas propriedades. A Indústria Lebom não respondeu à reportagem até o fechamento da edição.

Herança que perpassa por gerações

A produção artesanal de queijo destaca-se como uma importante atividade para a geração de renda de agricultores familiares em diversas regiões do Ceará. Um dos mais renomados do Vale do Jaguaribe é Francisco Nogueira Neto, conhecido como Neto do Brum. Ele está na atividade desde que nasceu, há quase 60 anos. Seu pai o ensinou tudo o que sabe sobre o assunto. Lições que ele já transmite aos seus filhos, como uma herança. A tradição vem de seus bisavôs, passando de geração em geração há 100 anos.


Um dos mais renomados produtores artesanais do Vale do Jaguaribe é Francisco Nogueira Neto, conhecido como Neto do Brum. Foto: Fabiane de Paula.

A fabricação é feita por toda a família e por outros colaboradores que são remunerados. Tem trabalhadores com Brum há mais de 12 anos. O queijo produzido no sítio é totalmente artesanal, com leite cru, mas não quer dizer que seja de baixa qualidade. "A gente realiza dois cozimentos, o que nos oferece mais segurança e qualidade de nosso produto", afirma.
 
Brum sabe que a matéria-prima primordial do coalho é o leite e garantir a boa procedência é fundamental para o produto final. "Fazemos análise diária do leite e fora do meu sítio, só compro de duas pessoas de confiança", informa.
 
No Ceará, de acordo com o mais recente Censo Agropecuário, existem 100 mil produtores de leite. No entanto, segundo a Associação dos Produtores de Leite do Estado (Aprolece), 90% são pequenos, com uma produção de menos de 50 litros por dia. "Sendo que 75% disso são comercializados e outros 25% destinados para consumo das famílias", explica o vice-presidente da entidade, Geraldo Magela Frota.
 
A preocupação com a securidade do alimento é pauta constante da associação. "É preciso acompanhar desde a comida da vaca, com dieta balanceada, saúde veterinária, com vacinação em dia, até as formas corretas de ordenha, refrigeração, manipuladores e o produto pronto, que deve ser bem armazenado", salienta o produtor.
 
Geraldo avalia que houve uma melhora acentuada na excelência do queijo coalho produzido no Ceará. "Temos um longo caminho. A maioria precisa de capacitação, acesso a novas técnicas e conscientização de que é parte de uma cadeia importante", analisa.
 
A fabricação do queijo coalho desde a ordenha até o produto final
 
Invisível a olho nu, a contaminação não altera a aparência do produto, o que potencializa o problema, apontam especialistas. O queijo mantém a aparência, sabor e aromas típicos e somente exames de laboratório constatam as alterações. Esse contágio, avaliam, surge principalmente durante a ordenha que, na maioria das vezes, é manual e colocada em galões inadequados.
 
Por esta razão, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em conjunto com outras instituições atuam na qualidade de todo o processo em algumas regiões do Estado. A pesquisadora Socorro Bastos afirma que a segurança do produto, enfatizando aspectos microbiológicos e sanitários, não depende apenas da preparação. Necessita que toda uma cadeia produtiva siga as recomendações das boas práticas, e um detalhe importante deste sucesso é a saúde do rebanho. "Se o rebanho não estiver com saúde, a produção do queijo com qualidade pode ficar comprometida".
 
A professora considera que houve um avanço entre os pequenos produtores. "Já tem produtor artesanal com seu queijo em supermercados da Capital, o que sinaliza boas novas para o setor".
 

A produção começa com a ordenha. De acordo com recomendação, é necessário que ela siga os critérios sanitários exigidos por lei para assegurar saúde não só ao consumidor como ao animal. Foto: Fabiane de Paula.
 

Após a coleta do leite, o produto é levado, na sua maioria em pequenos depósitos até um tanque de refrigeração instalado na propriedade. Ele fica ali até 24 horas numa temperatura ideal recomendada. Foto: Fabiane de Paula.
 

Durante o processo inicial é realizada a chamada coagulação, o que vai resultar na formação da massa do queijo. É preciso deixá-lo todo por igual, garantindo a uniformidade, sabor e aroma. Foto: Fabiane de Paula.
 

Após a salga e colocado em formas para prensagem, todo ele é novamente cozido, o primeiro foi ainda com leite in natura. Após isso, o queijo passa por um choque térmico. Foto: Fabiane de Paula.
 
Ao fim do processo do queijo coalho artesanal, ele fica na prensa por mais de quatro horas. Essa etapa garante que todo o soro seja retirado, alcançando a consistência desejada e indicada para o produto artesanal.



Depois de desenformado é colocado em câmara fria. É a chamada “cura”, onde o produto apura seu sabor e aroma. A partir daí, é embalado, retirado o vácuo, colocado o prazo de validade e local de origem. Foto: Fabiane de Paula.

As informações são do jornal Diário do Nordeste.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NELIO RAMOS

GOIÂNIA - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 21/11/2018

Senhores,Infelizmente temos no Brasil um problema cultural: Higiene industrial! Tomemos como exemploa as boas intencionadas fotos realizadas pela Fabiane de Paula! Nota-se no minimo um "descuído profissional" por parte dos funcionários deste laticínio! Eles não usam as ventimentas adequadas, e em uma das fotos, um deles improvisou um saco plastico transparente,na cabeça, no lugar do equipamento correto e necessário, quando em contato com as matérias primas do queijo! Em minha modesta opinião, culpa exclusiva da administração, que não "cobra" de seus funcionários, as melhores práticas de manuseio! Quando a gente, no Brasil iremos possuir uma consciência correta a respeito da fabricação de alimentos?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures