ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Meio milhão de litros de água subterrânea serão economizados diariamente pela Fonterra

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/06/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

Meio milhão de litros de água subterrânea da planta Pahiatua (aproximadamente o mesmo que 18 cargas de caminhão-tanque) serão economizados todos os dias graças ao desenvolvimento e instalação de um sistema revolucionário de água recuperada na planta da Fonterra. A equipe do local surgiu com uma maneira inovadora de reutilizar a água da condensação que é produzida durante o processo de fabricação do leite em pó.

Robert Spurway, COO Global Operations da Fonterra, diz que a iniciativa de economia de água é um testemunho da abordagem inovadora e sustentável da equipe de Pahiatua em relação à sustentabilidade. “Pahiatua já é a planta mais eficiente em termos de consumo de água da Fonterra e algumas ideias inteligentes levaram ela ao próximo nível. Como organização, nos comprometemos com uma redução de 20% no uso de água até 2020. Pahiatua está bem à frente do jogo”.

Tracey Collis, prefeita do distrito de Tararua, diz estar “extremamente orgulhosa da equipe da Fonterra e de seu compromisso contínuo com a sustentabilidade. Em várias ocasiões, eles receberam conselheiros, funcionários e a Iwi (tribo Maori) no local para compartilhar informações sobre novas tecnologias e ver os sistemas em ação”. “Nós apreciamos muito a transparência e a paixão demonstradas pela Fonterra para usar continuamente as eficiências tecnológicas que também trazem benefícios ambientais. Isso cria um resultado de ganha-ganha para todos”.

O presidente do comitê de meio ambiente do Conselho Regional de Horizontes, Gordon McKellar, também elogiou a equipe e disse que é ótimo ver a Fonterra introduzindo sistemas inovadores que reduzirão diretamente o uso da água em Pahiatua. “Práticas como essa de sistemas de água recuperada são uma ótima maneira de envolver a equipe em iniciativas de sustentabilidade que melhorarão seu ambiente local”, disse Cr McKellar.

A fábrica de leite em pó P3 em Pahiatua (construída em 2015) já era 100% autossuficiente para água, o que significa que não utiliza água subterrânea no processo de fabricação. No entanto, os evaporadores geralmente produziam mais água do que o necessário e o excesso era tipicamente irrigado nas terras agrícolas vizinhas. Agora, em vez de irrigar o excesso de água, o novo sistema de água recuperada trata o excesso de água por meio de osmose reversa e cloração antes de combiná-lo com o principal suprimento de água do local para uso geral.

O projeto bem-sucedido de reutilização da água é uma dica para a boa e velha engenhosidade neozelandesa e o benefício de uma abordagem baseada em equipe para a solução de problemas.

O Gerente de Operações da Planta, Glenn Broughton, diz que está incrivelmente orgulhoso do projeto. “Depois de ver a oportunidade de inovar, a equipe concluiu o projeto de maneira extremamente econômica”.

Em 2017, a Fonterra assumiu seis compromissos com as vias aquáticas da Nova Zelândia, incluindo a redução do uso de água (20% até 2020) e a melhoria da qualidade das águas residuais em todas as fábricas.

As informações são da Fonterra, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures