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McDonald's e Burger King lucram com hambúrguer a R$ 15

Na disputa por mercado entre Burger King e McDonald 's, uma nova frente foi aberta meses atrás, desde que as cadeias passaram a explorar a mesma ação promocional: a venda de sanduíches em dobro por preço fixo. Agora já se vê que as empresas buscaram compensar o efeito da estratégia sobre a margem com ganhos de volume e revisões em custos e no portfólio.

Ontem (15), em teleconferência de resultados, um analista questionou a Arcos Dorados, operadora do McDonald's na América Latina, sobre como tem equilibrado nos números as "mais pesadas atividades promocionais" no país.

Considerada uma das ações comerciais recentes mais agressivas no segmento de fast-food, a campanha "dois sanduíches por R$ 15" surgiu no começo de 2017, durante a crise de consumo no país. O Burger King lançou primeiro a ação no país na época, e o mercado viu o movimento como uma tentativa de a rede não perder clientes no auge da recessão, protegendo margem de lucro por meio do aumento no volume vendido.

O McDonald's foi reagir no fim do ano passado, quando lançou a ação "dois clássicos por R$ 14,90". A rede já havia ofertado, ao longo de 2018, sanduíches considerados de alto giro a R$ 7,90, e hoje mantem as duas campanhas de forma paralela na cadeia.

Na teleconferência, a direção da Arcos Dorados falou do assunto para analistas. O presidente Sergio Alonso disse que "o impulso no primeiro trimestre [no Brasil] refletiu o calendário de marketing" no período. Mariano Tannenbaum, diretor financeiro, reforçou que as "fortes campanhas de marketing executadas após o fim de 2018" tiveram reflexo na alta de 6,8% nas vendas de unidades em operação há mais de um ano.

Robert Ford, analista do Bank of America Merrill Lynch, perguntou como a empresa estava administrando neste ano as "suas atividades promocionais" no país com a busca de margens mais altas.

"Fomos eficientes em manter nosso custo de alimentos e papel sob controle, crescendo em linha ou mesmo abaixo da inflação", disse Tannenbaum. "Também ganhamos alguma alavancagem na linha de folha de pagamento. [Houve] alguma pressão no mix relacionado com as campanhas, mas foram compensadas com benefícios e alavancas nas outras linhas". A Arcos informa que não há prazo determinado para o fim da ação dos sanduíches a R$ 14,90

Os números divulgados ontem mostram que na Arcos, o lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) no Brasil subiu 12,1% (em reais) de janeiro a março. A margem Ebitda aumentou de 13,4% para 13,8%. As vendas subiram 8,6%.

O Burger King, com a sua campanha na praça há dois anos, disse no ano passado que fez "ajustes" na iniciativa batizada "2 x R$ 15", afirmou o comando também em teleconferência para analistas. Na época, a companhia tirou um de seus carros-chefes da lista de sanduíches que fazia parte da campanha, o Whopper, um dos sanduíches mais caros da empresa, na faixa de R$ 25. A rede mencionava que foram tomadas decisões para manter a rentabilidade do portfólio, sem entrar em detalhes.

A cadeia diz que o Whopper entra na campanha de forma temporária - o produto voltou a fazer parte da ação no fim de 2018 (quando o McDonald's decidiu entrar com o "2 x 14,90"). O Whopper já não faz mais parte da campanha da empresa.

A BK Brasil também publicou nesta semana seus dados do primeiro trimestre, com uma alta de quase 38% na receita operacional líquida de janeiro a março. A margem Ebitda passou de 6,7% para 12,2%. Para alguns analistas, a tendência de o consumidor levar outros produtos na mesma compra - alguns deles mais rentáveis - pode ter ajudado na defesa da rentabilidade das redes.

As informações são do jornal Valor Econômico.

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