Mariano Lozano, da Danone: "Estamos no modo compra"

O que quer uma empresa quando compra outra? No caso da francesa Danone, as aquisições têm três objetivos. O primeiro, conquistar marcas rivais. O segundo, aumentar a capacidade produtiva. E o terceiro, expandir a distribuição de seus produtos. Mariano Lozano, presidente da Danone no Brasil, posiciona a companhia nesse cenário: "Estamos no modo de compra. Se continuarmos crescendo às taxas que temos agora, teremos que investir em capacidade".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O que quer uma empresa quando compra outra? No caso da francesa Danone, maior fabricante mundial de iogurtes, as aquisições têm três objetivos. O primeiro, conquistar marcas rivais. O segundo, aumentar a capacidade produtiva. E o terceiro, expandir a distribuição de seus produtos.

"Na Rússia, por exemplo, o acordo de fusão com a Unimilk, fechado no mês passado, deu à Danone presença em áreas onde a companhia russa era mais forte", explica Mariano Lozano, presidente da Danone no Brasil. "Estamos no modo de compra. Se continuarmos crescendo às taxas que temos agora, teremos que investir em capacidade", afirma ele, que assumiu a operação em maio do ano passado com a missão de dobrar o faturamento da companhia e chegar aos R$ 2 bilhões até 2012.

Além disso, na quarta-feira da semana passada, a Danone iniciou a produção de sua segunda fábrica no Brasil, em Maracanaú, no Ceará. "A inauguração deu um alívio para a unidade de Poços de Caldas/MG", diz ele, se referindo à fábrica mineira da Danone, primeira e até então única da companhia no país. Mas esse alívio, diz Lozano, não deve durar muito.

"Vamos ter de continuar investindo em capacidade", afirma. Segundo ele, a unidade de Maracanaú está preparada para dobrar de capacidade, se for necessário. "Mas, antes disso, temos que ver onde estamos crescendo mais no país. Afinal, não temos nenhuma fábrica no Sul." A região, segundo a Nielsen, é a segunda maior em consumo de iogurtes, perdendo só para o interior de São Paulo.

Tratando-se de consumo, Lozano explicou: "O brasileiro consome 6 quilos de iogurte por ano. Isso é o mesmo que um pote a cada seis dias. Queremos aumentar esse número". Para conseguir aumentar o consumo no Brasil a Danone investe pesado em publicidade. De acordo com o levantamento da publicação especializada "Meio & Mensagem", a Danone investiu no ano passado 143% mais em marketing que em 2008, alcançando R$ 206,6 milhões em investimento publicitário. "Hoje, 85% de todo investimento publicitário do setor de iogurtes é da Danone", afirma o executivo.

Alguns frutos desse esforço com publicidade já foram sentidos. O presidente não revela número de vendas recentes, mas diz que a Danone Brasil, que era a oitava operação da matriz no mundo no final de 2009, chegou agora ao 6º lugar. "Nossa meta é conquistar a 4ª colocação", afirma Lozano.

Possível venda da Paulista

A empresa com atuação no Sudeste do país, comprada pela Danone em 2000, segundo Lozano, não é prioridade para a empresa agora. "Estamos mais para comprar do que para vender." No entanto, o presidente admite que poderia negociar partes da companhia. "Nosso negócio é iogurte e empresas regionais como a Paulista nos interessam. Mas a produção de leite não é nosso foco", diz Lozano.

A matéria é de Lílian Cunha, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.


O MilkPoint e a PricewaterhouseCoopers desejam saber sua opinião a respeito de programas de fidelização de produtores de leite. Clique aqui para participar da pesquisa.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?