ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Marcelo Branquinho, Faz.Cobiça: 'se não temos poder sobre o preço do leite, foquemos nos custos'

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/07/2018

3 MIN DE LEITURA

9
7

“A gestão da Fazenda Cobiça sempre esteve pautada em baixos custos de produção e resultados. Se nós produtores não temos o poder sobre o preço do leite, o nosso foco passa a ser os custos de produção e reduzi-los, deve ser um dos nossos principais focos da porteira para dentro. Com isso, temos a responsabilidade de fazer a propriedade lucrar”.

Foi assim que Marcelo Branquinho Pereira, médico veterinário e proprietário da Fazenda Cobiça, em Três Corações/MG, explicou como a gestão e a análise dos dados financeiros contribuiu para que os seus negócios se tornassem referência na produção de leite no Brasil. Ele será um dos palestrantes do Interleite Brasil 2018 e a sua palestra faz parte do seguinte painel: “Gestão e análise de dados financeiros de fazendas leiteiras”, moderado por Paulo do Carmo Martins, da Embrapa Gado de Leite.


Animais sendo ordenhados na Fazenda Cobiça

Marcelo assumiu a fazenda em 1993 após concluir o curso de graduação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na época, o rebanho era composto por 55 vacas que produziam 600 litros de leite/dia. Em 1995, Marcílio, irmão de Marcelo, se formou em Agronomia pela ESALQ/USP e também passou a assumir o gerenciamento. Em 2000, a fazenda atingiu 4.300 litros de leite por dia e já apontava na lista dos 100 maiores produtores de leite do Brasil com um rebanho de 250 vacas. Já em 2007, com uma produção de 8.700 litros diários, os irmãos decidiram mudar o sistema de produção de leite a pasto para o semiconfinamento e três anos depois, inauguraram o primeiro barracão de free stall, para 326 vacas. Em 2014, e com um segundo barracão, a fazenda atingiu a capacidade de alojar 652 vacas.


Free stall na Fazenda Cobiça

Atualmente, o rebanho possui 1870 cabeças da raça Holandesa, sendo que, destas, 840 vacas estão em lactação, produzindo 28 mil/litros/dia. “Damos atenção especial para a organização de cada setor da fazenda e sempre pensamos em melhorias, seja na produção de alimentos, criatório, produção de leite e sala de ordenha. Vale mencionar que sempre contamos com auxílio de consultores em cada área e hoje temos muitos funcionários que passam por um processo de treinamento frequente. Realizamos uma reunião mensal em cada setor com o objetivo de falar sobre os indicadores e o que no momento está demandando maior atenção. Qualquer pessoa envolvida no processo é motivada quando ela entende bem o que está fazendo”. De acordo com ele, para ordenhar vacas e criar bezerras, é preciso dominar a atividade. 

No Interleite Brasil 2018, Marcelo apresentará com detalhes o gerenciamento financeiro da fazenda, os objetivos da mesma e os projetos futuros. “Pretendo explicar ao público os motivos de priorizarmos os custos. Também, apresentarei alguns indicadores essenciais para a excelência na gestão de produção de leite, relacionados por exemplo à eficiência alimentar (kg de leite produzido/kg de matéria seca ingerida) e o retorno operacional (receita gerada para cada real gasto no operacional). Usarei uma tabela para simular alguns itens com os custos, que ao meu ver, são os responsáveis por tornar a Fazenda Cobiça lucrativa e bastante rentável”.

Ainda sobre o evento, ele acrescentou: “o Interleite é uma ótima oportunidade para escutar os produtores conhecidos nacionalmente por sua eficiência e capacidade administrativa. Há também palestras de professores especializados, fato que nos propicia grandes aprendizados”.

Com relação à visão futura do negócio, Branquinho espera continuar tendo um bom retorno com a atividade e assim, pensar em novos investimentos para alcançar a produção almejada, que é de 50 mil litros de leite/dia, com 1400 vacas lactantes. “Acredito que somos um bom exemplo até porque a nossa produção é só leiteira, não mexemos com outra atividade”.


Equipe da Fazenda Cobiça

Não perca a chance de assistir essa e outras inúmeras palestras que contribuirão (e muito!) para a direção dos seus negócios. Venha conosco descobrir o que os melhores do leite estão fazendo. Confira a programação completa do Interleite Brasil 2018 aqui > interleite.com.br

Para quaisquer informações ou dúvidas sobre o evento envie um e-mail para eventos@agripoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO EDUARDO RODRIGUES GUIMARÃES

JAGUARIÚNA - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 11/11/2020

Boa tarde meu nome e Paulo Eduardo Guimaraes sou de São João da Boa Vista, trabalho com cevada ja a 10 anos gostaria de saber do sr se por acaso o sr tem vacas de primeira e segunda cria para vender
ELIAS ALVES

MACHADO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/06/2020

Bom dia estão precisando de operador de ordenhas(retireiro)
NATHAN PEREIRA

EM 01/11/2018

Boa noite, gostaria de saber se a fazenda está aberta a visita de estudantes.
ELIMAR MOREIRA SOUSA

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 27/07/2018

Parabéns Marcelo e ao time da Fazenda cobiça!!!

Realmente vocês são exemplos positivos na atividade leiteira, gestão profissional, foco na qualidade do leite e paixão pelo negócio.

Milkpoint foi muito feliz na escolha da palestra para o Interleite, estaremos na plateia com certeza.

Grande abraço.
MARCELO BRANQUINHO PEREIRA

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/07/2018

Obrigado Elimar. Um grande abraço!
JOSÉ MARIA FERREIRA JUNIOR

CAETÉ - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 13/07/2018

Parabéns Marcelo e nobre equipe, forjada no trabalho duro, na ciência e na tecnologia.
JOSÉ M FERREIRA JR - CAETÉ - MG
MARCELO BRANQUINHO PEREIRA

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/07/2018

Obrigado meu amigo José Maria !
SÁVIO COSTA SANTIAGO DE BARROS

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 12/07/2018

A Cobiça é uma fazenda diferenciada em todos os sentidos;

Parabéns ao Marcelo, Marcílio, Sr José Henrique, Cássia e equipe !!!
MARCELO BRANQUINHO PEREIRA

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/07/2018

Obrigado Sávio !! Fico feliz com seu comentário!! Como você mesmo disse , isso é um trabalho de equipe !!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures