ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mapa vai elaborar projeto de logística do agronegócio, anuncia Novacki

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/01/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Na abertura nacional da colheita de soja, em Canarana (MT), nesta sexta-feira (19), o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, anunciou que o Mapa fará, em março, seminário sobre logística de transporte voltado para o agro brasileiro, “para enfrentar esse gargalo do setor”, conforme afirmou. “Vamos olhar para o mapa do Brasil e verificar onde é necessário investir, com o menor custo possível, sem preocupar com os limites dos estados ou com bandeiras partidárias”, declarou.

O objetivo, de acordo com Novacki, é consolidar um projeto, ouvindo o setor produtivo, com base em dados estatísticos consistentes da Embrapa Territorial, para que seja executado “independentemente de quem esteja à frente do governo e nas pastas envolvidas”, segundo o ministro.

A importância do projeto, afirmou, se deve à contribuição que o agronegócio tem para a economia brasileira, sendo responsável por “quase 45% do comércio exterior do país”. Novacki lembrou a meta traçada pelo ministério de alcançar em cinco anos fatia de 10% do comércio mundial no setor e disse que a produção do Brasil hoje alimenta 1,4 bilhão de pessoas no mundo.

Enfatizou que a imagem do país precisa ser defendida nas relações de comércio internacional, uma vez que a vegetação nativa - que ocupa 66% do território nacional - é um patrimônio inigualável e forte argumento de negociação com os parceiros do exterior. “Queremos que esse esforço de preservação do bioma seja reconhecido, pois ele é do interesse de todo o planeta”, afirmou.

Essa posição, lembrou, foi defendida pelo ministro Blairo Maggi na abertura do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA), em Berlim. No evento, quarta-feira, Maggi criticou “campanhas mal-intencionadas de competidores ineficientes que tentam denegrir a trajetória vitoriosa de um país tropical no mercado internacional agropecuário”.

Colheita

Na abertura do evento em Canarana, Novacki dirigiu uma colheitadeira, em ato que marcou o início da colheita de soja no país. A expectativa da Conab para a Safra 2017/2018 é que a produção do grão alcance 110 milhões de toneladas.

O secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, destacou, assim como o ministro interino, os avanços que o Programa Agro+ permitiu ao setor, desburocratizando e modernizando normativos. Foram mais de 840 ações executadas no programa, desde o início da atual gestão, observou Novacki.

Geller disse que o ministério continua alinhado com o setor produtivo, trabalhando com diálogo e transparência, além de manter firmes compromissos assumidos como a regularidade do pagamento da subvenção do seguro agrícola e a redução de juros de financiamentos.

As informações são do Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures