ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: região de Ipanema produz doce de leite de 810 quilos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/09/2018

4 MIN DE LEITURA

0
0
Ipanema (MG) supera novamente o próprio recorde junto ao Rank Brasil de Maior doce de leite. Durante a Festa do Queijo de 2018 a iguaria pesou 810 kg e mediu 182 cm de comprimento, 108 cm de largura e 28,5 cm de altura. O desafio aconteceu em 8 de setembro.
 
 
Para conferir peso e medidas, o representante do RankBrasil, Luciano Cadari esteve presente. Ele oficializou a nova marca com entrega de troféu. A cidade obteve o título pela primeira vez em 2013, superando em 2014, 2015, 2016 e em 2017, quando atingiu 608 kg. Segundo Cadari, todos os anos a iguaria surpreende pelo tamanho, sempre mantendo o sabor e a qualidade.
 
A produção do doce de leite foi feita na fábrica de doces Nhá Nair, com aproximadamente 1.400 litros de leite e 430 kg de açúcar, além de glicose e um redutor de acidez. Ele teve cozimento a vapor e depois foi para enformagem, antes de ser apresentado.
 
Após o recorde ser conferido, a iguaria seguiu para o tradicional desfile em carro aberto pelas ruas da cidade, até o Parque de Exposições da CASEMG. Aproximadamente oito mil pedaços de doce foram distribuídos gratuitamente.
 
 
Durante a festa, Ipanema também quebrou o próprio recorde de maior queijo minas padrão, pesando 2.072,8 kg. Outra atração foi a distribuição grátis de queimadinha (mistura de açúcar queimado e leite), feita em uma chaleira medindo 1,8 m de altura por 2 m de diâmetro.
 
Pela primeira vez, o evento contou com quatro dias de programação, entre atrações musicais, venda de produtos da culinária do queijo, e concurso de queijo e cachaça artesanal. Segundo o prefeito Walter Paulo de Oliveira, a mudança ocorreu pela junção da Festa do Queijo e do aniversário da cidade. “Os resultados foram uma festividade com maior qualidade, maior público e economia para o município”, comenta.
 
Este foi o segundo ano em que a festa aconteceu no Parque de Exposição da CASEMG. “Foi uma alteração positiva, pois pelas dimensões que o evento tem alcançado, qualquer outro local seria inviável e traria insegurança aos participantes”, destaca o prefeito.
 
A Festa do Queijo, que este ano aconteceu entre os dias 6 e 9 de setembro, é realizada pela Prefeitura de Ipanema e conta com o apoio do Laticínio dois Irmãos e da fábrica de doces Nhá Nair.
 
Maior queijo minas padrão
 
A cidade de Ipanema (MG) manteve a tradição em 2018, superando mais uma vez o próprio recorde junto ao RankBrasil de Maior queijo minas padrão. A iguaria pesou 2.072,8 kg e mediu 175 cm de diâmetro por 91 cm de altura. O desafio aconteceu em 8 de setembro, durante a nona edição da Festa do Queijo, realizada no Parque de Exposições da CASEMG.
 
O representante do RankBrasil, Luciano Cadari conferiu peso e medidas, oficializando a nova marca com entrega de troféu. O município conquistou o título pela primeira vez em 2011, superando todos os anos consecutivamente. Conforme Cadari é sempre uma satisfação registrar recordes em Ipanema. “Todos estes anos a gente vem acompanhando a produção dos alimentos gigantes, a evolução da Festa do Queijo e o crescimento desta linda cidade”, diz.
 
A iguaria foi fabricada na sede do Laticínio Dois Irmãos, sob inspeção técnica, garantindo higiene e qualidade do produto. A receita contou com aproximadamente 25 mil litros de leite, além de outros ingredientes como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.
 
Após o recorde ser conferido, o queijo gigante seguiu com desfile em carro aberto pelas ruas da cidade, até o Parque de Exposições, onde foi cortado. Aproximadamente 10 mil pedaços foram distribuídos gratuitamente para os participantes da festa.
 
 
De acordo com o prefeito de Ipanema, Walter Paulo de Oliveira, é muito importante manter a tradição do recorde de Maior queijo minas padrão. “A Festa do Queijo se tornou o principal evento do município. Fomenta o turismo local, agrega valor aos produtos e aumenta a autoestima da população com a cidade sendo destaque em todo o país”, afirma.
 
Produção do queijo
 
A festa dos 106 anos de emancipação política do município contou com atrações musicais, além da segunda edição do concurso de queijo e cachaça artesanal. O evento ainda ofereceu produtos da culinária do queijo para venda, concurso musical, Desfile Cívico, Encontro de Cavaleiros e Boi no Rolete.
 
O prefeito comemora os bons resultados da festa, que este ano teve duração de quatro dias (de 6 e 9 de setembro). “Avaliamos de forma positiva e os resultados esperados foram alcançados, a nona edição da Festa do Queijo se tornou a maior e melhor de todos os tempos”, finaliza.
 
Ipanema
 
A cidade é uma importante bacia leiteira do Vale do Rio Doce. Com 19 mil habitantes, tem como propulsor da economia a pecuária leiteira. A Festa do Queijo é realizada pela Prefeitura de Ipanema e conta com o apoio do Laticínio dois Irmãos e da fábrica de doces Nhá Nair.
 
As informações são do portal Rank Brasil.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures