ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Macron: compromisso do Brasil com clima foi decisivo para acordo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/07/2019

2 MIN DE LEITURA

0
1

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse neste último sábado que o compromisso do Brasil com o Acordo de Paris foi a "verdadeira mudança" na fase final das negociações pelo acordo de livre-comércio firmado entre a União Europeia e o Mercosul. Depois de mais de 20 anos de negociações, os dois blocos anunciaram na última sexta-feira a conclusão das tratativas, fortemente comemoradas pelo governo brasileiro.

"A verdadeira mudança na fase final de negociação [do acordo da União Europeia com o Mercosul] foi a afirmação clara pela qual o Brasil se comprometeu com o Acordo de Paris e com a luta pela biodiversidade", disse Macron em entrevista durante a cúpula do G-20, em Osaka.

Durante a entrevista, ele disse que o comprometimento brasileiro com o tema foi feito a ele pelo próprio presidente Jair Bolsonaro. Os dois se reuniram na sexta durante o G-20. "O presidente Bolsonaro me confirmou o seu compromisso, ao contrário das preocupações que se podia ter, com o Acordo de Paris e com a luta pela biodiversidade. Estamos comprometidos com o acompanhamento desses compromissos", disse. Ao comentar o acordo da União Europeia com o Mercosul, Macron disse que essa foi a primeira vez que questões ambientais estão explícitas em um tratado comercial.

Dias antes do início da cúpula do G-20, o francês ameaçou não levar adiante as negociações se o Brasil não se comprometesse a permanecer no acordo climático.

Ao ser questionado sobre o tema, Bolsonaro disse em entrevista que "no momento" o país permanecerá no Acordo de Paris. Ele disse que acredita que não será possível cumprir a meta de reflorestamento imposta pelo acordo climático ao Brasil. "A gente não tem como cumprir, nem que pegue agora 100 mil homens no campo e comece a reflorestar a partir de agora até 2030".

O fim das negociações entre a União Europeia e o Mercosul foi comemorado pelos líderes dos dois blocos em pronunciamento conjunto no G-20.

O presidente argentino, Mauricio Macri, durante o G-20 disse que os blocos trabalharam "muito e com muita vontade" para transformar o acordo em realidade. "Vai fortalecer o crescimento da região, não só pelo comercio, mas pelo fluxo de investimentos", disse.

Já o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, referiu-se à conclusão das tratativas como "momento totalmente histórico". "Em meio a tensões comerciais internacionais, hoje estamos enviando um forte sinal junto com os parceiros do Mercosul, de que estamos a favor do comércio baseado em regras".

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures