ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lista de ingredientes de alimentos é debatida na Anvisa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/07/2019

1 MIN DE LEITURA

0
1

A Anvisa realizou, na semana passada, em Brasília (DF), uma reunião que discutiu a minuta de um documento sobre a lista de ingredientes que devem constar na rotulagem nutricional de alimentos. O objetivo foi coletar contribuições de diversos segmentos para a consolidação de propostas, com foco na melhoria da regulação. O documento será apresentado na próxima reunião dos países-membros do Mercosul, no início deste mês de julho, em Buenos Aires, na Argentina.

Ao todo, 45 pessoas participaram da atividade, incluindo servidores da Agência e representantes do setor regulado, entidades de profissionais de saúde, órgãos de governo e de defesa do consumidor, além de organismos internacionais. A reunião foi aberta pela titular da Gerência Geral de Alimentos (GGALI), Thalita Lima, e conduzida pelo gerente da Gerência de Padrões e Regulação de Alimentos (Gepar), Tiago Lanius Rauber, pelo assessor Rodrigo Martins Vargas e pela técnica Antônia Maria de Aquino.

Durante a reunião, foram apresentados e discutidos diversos tópicos referentes às regras gerais para declaração de ingredientes, que definem o que obrigatoriamente deve constar na rotulagem nutricional e estabelecem quais podem ser as exceções às normas. No detalhamento, os participantes abordaram questões sobre aditivos alimentares, coadjuvantes de tecnologia e ingredientes compostos, além de dados sobre a presença de açúcares, sódio e gordura, entre outros.

“Temos um diagnóstico de que a lista de ingredientes na rotulagem nutricional deixa a desejar em relação ao tipo de informação que é fornecida ao consumidor, tanto pela complexidade dos nomes técnicos quanto pela forma como ela é apresentada”, disse o gerente Tiago Rauber. “Por isso, hoje o objetivo da reunião foi discutir regras que tornem a lista de ingredientes mais clara para que ela seja melhor compreendida pelo consumidor”, completou.

Convergência internacional

Para a Anvisa, a discussão sobre o assunto é essencial porque, atualmente, a regulação brasileira voltada para a rotulagem nutricional está em processo de revisão, visando mais clareza das normas e convergência internacional. Daí a importância de alinhar internamente o debate sobre as regras, reunindo os segmentos afetados ou interessados pelo tema. No campo comercial, um dos efeitos positivos esperados é a facilitação do comércio exterior dos produtos brasileiros.

As informações são da Anvisa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures