ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

+Leite: Embrapa e Ifro lançam aplicativo para diagnóstico produtivo do rebanho leiteiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/02/2020

2 MIN DE LEITURA

1
6

Buscando elaborar melhorias para a pecuária, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Federal de Rondônia (Ifro) lançaram nesta terça-feira (18) um aplicativo que ajuda o produtor rural no controle do desempenho leiteiro do rebanho.

Chamado de ‘+Leite’, o aplicativo gratuito está disponível para Android e é acessível para a maioria dos sistemas de produção de leite no Brasil, o qual busca atender às necessidades dos produtores que não costumam realizar um controle mais apropriado do rebanho.

O professor e pesquisador do Ifro, Kaio Alexandre, é responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.

Ele contou ao G1 que a ideia principal era desenvolver algo aos produtores rurais e extensionistas da Embrapa que proporcionasse maior controle zootécnico e também apresentasse soluções para gerar mais rentabilidade no setor leiteiro.

“Antes, pela planilha manual, os produtores e extensionistas só sabiam se a produção leiteira estava ótima, boa, regular, ruim ou péssima. Com o aplicativo a gente consegue apresentar soluções para o fazendeiro melhorar a produtividade do rebanho”, contou o pesquisador.


Professor do Ifro fala sobre aplicativo +Leite — Foto: Vitória Gomes/G1

Segundo Luiz Pfeifer, pesquisador da Embrapa, agora o fazendeiro obtém dados no celular que podem ajudá-lo na tomada de decisão em relação ao manejo nutricional e reprodutivo do rebanho. Já o técnico poderá ter um mapa das propriedades atendidas, além de poder acompanhar a evolução produtiva.

Como funciona o aplicativo?

Após baixar o +Leite no celular, o usuário primeiro informar a data do parto ou se a vaca está em lactação, indicando a distribuição dos partos do rebanho. Essa informação está diretamente relacionada com a eficiência reprodutiva.


Aplicativo mais +Leite deve ajudar produtor e pesquisadores — Foto: Rafael Rocha/Embrapa

Logo depois é preciso inserir o escore de condição corporal (ECC), que está relacionado com a condição nutricional do rebanho. O próprio aplicativo mostra exemplos da condição corporal de algumas vacas para que o produtor possa se basear.

Com isso, o software calcula o índice de escore de condição corporal (IECC) de acordo com a fase de lactação e o índice de eficiência reprodutiva (IER), que indica a proporção de animais em cada fase de produção.

A tecnologia também informa o índice de eficiência zootécnica (IEZ) do rebanho. Os índices de ECC, de ER e EZ de cada rebanho avaliado são classificados em uma escala percentual de eficiência que vai de zero a um, em que zero é péssimo e um é excelente.

Além disso, a ferramenta fornece recomendações sobre quais animais devem ganhar ou perder peso e se as fêmeas devem estar prenhas ou secas. O aplicativo ainda armazena relatórios para que seja possível comparar a evolução zootécnica da propriedade e também comparar a eficiência entre rebanhos.

Os pesquisadores destacaram a facilidade de uso e a melhoria do desempenho zootécnico do rebanho. “As informações sobre o nível de produtividade, extraídas nos relatórios, permitem ao produtor ter acesso às informações que passam despercebidas e são fundamentais para atingir a máxima eficiência da propriedade”, afirma Pfeifer.

As informações são do G1.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GILMAR JOSÉ DE OLIVEIRA

DELMIRO GOUVEIA - ALAGOAS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 20/02/2020

Achei muito importante o aplicativo vai ajudar muito
MilkPoint AgriPoint