Curiosidades: leite de camela reduz inflamação celular associada à diabetes tipo 2

Foi descoberto que o leite de camelo, que tem sido proposto por muitos como um "superalimento", tem a capacidade de reduzir a inflamação celular associada à diabetes tipo 2.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Foi descoberto que o leite de camela, que tem sido proposto por muitos como um “superalimento”, tem a capacidade de reduzir a inflamação celular associada à diabetes tipo 2.

Ao longo dos anos, algumas evidências foram surgindo de que o consumo de leite de camela poderia prevenir a diabetes. No entanto, a veracidade destes benefícios é pouco compreendida e poucos estudos investigaram qual o componente ou componentes presentes no leite de camela que transmitem benefícios antidiabéticos.

Um estudo recentemente publicado na revista Functional Foods in Health & Disease concluiu que a ingestão de leite de camela ajuda a reduzir a inflamação celular, condição tipicamente associada à diabetes tipo 2. O leite é constituído por lípidos e proteínas, incluindo imunoglobulinas e vesículas, além de vitaminas e minerais. Dada essa complexidade, os cientistas optaram por investigar apenas os lípidos no leite de camela e o seu efeito num aspeto da diabetes conhecido como inflamação celular.

Continua depois da publicidade

A diabetes é, sem dúvida, um dos maiores problemas de saúde no mundo. Sabe-se que a inflamação na gordura abdominal é uma característica perigosa da mais comum diabetes tipo 2. Normalmente, a inflamação é uma maneira de lidar com infeções, como vírus. No entanto, indivíduos obesos e diabéticos têm inflamação crônica contínua que não envolve infeções.

Uma célula chamada macrófago, presente na gordura abdominal, é um ator importante no desenvolvimento dessa inflamação. Por isso, os cientistas estudaram se os lípidos do leite de camela poderiam impedir que os macrófagos semelhantes aos encontrados na gordura se inflamassem na presença das proteínas encontradas nos diabéticos.

Manteiga, iogurte e leite de camela são alimentos altamente nutritivos com alto teor de vitamina C, ferro, cálcio, insulina e proteína. A presença de gordura no leite é muitas vezes a base para evitar produtos lácteos, mas essa gordura é um componente importante, dado o seu alto valor nutricional.

O leite de camela tem um menor teor de gordura comparado com o leite de vaca e os seus ácidos gordos são principalmente ácidos gordos poliinsaturados. Estes são geralmente considerados ácidos gordos saudáveis.

Continua depois da publicidade

As experiências conduzidas pelos cientistas comprovaram que os ácidos gordos do leite de camela reduzem a inflamação produzida pelos macrófagos. Além disso, um complexo de proteínas conhecido como inflamassoma (um fator central da inflamação celular) foi reduzido por esse lípidos do leite de camelo.

Contudo, ainda não foram feitos testes em humanos, mas caso se verificassem os mesmo efeitos, isso mostraria que o leite pode prevenir a inflamação associada à diabetes. Adicionalmente, podem também explicar alguns dos benefícios pressupostos do consumo de leite de camela na prevenção do diabetes.

Keith Morris, um dos cientistas responsável pelo estudo, reconhece que ainda não é possível dizer ao certo que o leite de camela “cura” o diabetes ou se reduziria a inflamação se uma pessoa com diabetes tipo 2 o consumisse regularmente.

Os resultados do estudo apenas sugerem que o leite deste animal pode desempenhar um papel na redução da inflamação celular, que é uma parte importante do diabetes tipo 2.

As informações são do ZAP // The Conversation.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?