ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IZ e ITAL recebem a delegação francesa para cooperação técnica na área do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/06/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Focados na área de bovinocultura leiteira para produção de queijos, especialmente à produção em São Paulo, a delegação francesa cumpriu mais um dia da agenda de visitas técnicas, desta vez no Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) e no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-APTA), instituições de pesquisa ligadas à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em 9 de junho.

As visitas fizeram parte do Acordo de Cooperação Técnica entre São Paulo e França, assinado em 2021, para ações em diversas áreas, dentre elas a agropecuária.

No IZ, o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto (NIT-IZ), Waldssimiler Mattos, fez uma breve apresentação sobre os Centros de Pesquisas do IZ, e também contou com a participação da vice-diretora Linda Mônica Premazzi.

O diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Bovinos Leiteiros, Luiz Carlos Roma Jr, falou dos projetos sobre Análise da Qualidade do Leite e o geneticista Rodrigo Giglioti apresentou o Laboratório de Genética e Biotecnologia. O grupo também conheceu o Laboratório Móvel de Análise da Qualidade do Leite e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Bovinos Leiteiros. Eles foram acompanhados também pelo pesquisador Weber Vilas Boas Soares e pela assistente técnica de pesquisa Livia Castelani.

Participaram da visita o diretor geral de Alimentação e encarregado Nacional de Laticínios do Ministério de Agricultura e Soberania Alimentar, Frederic Bertassi; o professor da Escola Nacional da Indústria Leiteira, Maxence Virelaude; o presidente da União de Produtores de Beaufort, Ivon Bochet, acompanhado de Isabelle Jalkh; e o conselheiro agrícola da Embaixada da França no Brasil, Franck David Foures.

Franck David comentou que foi extremamente importante ter a visão da pesquisa e das técnicas empregadas para diferentes produtores e diferentes regiões do Estado. “Considero tudo isso aqui um verdadeiro tesouro de instituição, de profissionais que conhecem a ciência, junto com a extensão rural”, afirmou.

Para ele, os equipamentos e tecnologias encontradas no Instituto são surpreendentes e os produtores deveriam buscar mais os órgãos de pesquisas, “pois é de muita excelência o conhecimento dos pesquisadores”.

O grupo também se mostrou muito interessado no leite A2, pesquisado pelo IZ. “Na França, por exemplo o leite A2 é pouco desenvolvido e podemos tratar sobre isso na cooperação”, destacou Franck.

Frederic também destacou a importância do apoio técnico oferecido aos produtores pelo Instituto de pesquisa paulista. Maxence, por exemplo, considerou muito interessante o Laboratório Móvel, “poder ir no campo e não ficar isolado só no laboratório fixo”.

No período da tarde a delegação conheceu parte da estrutura do Ital, acompanhada da diretora geral da instituição, Eloísa Garcia. No Centro de Tecnologia de Laticínios e Bactérias Lácticas (Tecnolat), as pesquisadoras Adriana Torres, diretora da unidade técnica, Leila Spadoti e Patrícia Blumer Zacarchenco apresentaram os laboratórios de Microbiologia, Biotecnologia, Bromatologia e as plantas-piloto de Queijos, Requeijões, Microfiltração de Leite e Outros Produtos Fluidos, de Iogurtes, Bebidas Lácteas, Leites Fermentados e Doce de Leite, de Sorvetes e de Processamento Térmico.

Na oportunidade, o grupo tirou dúvidas sobre as possibilidades de interação com o instituto através de pesquisa, desenvolvimento, inovação, assistência tecnológica, capacitação e difusão do conhecimento, além de parcerias como o inédito acordo de cooperação com a startup Bio in Food. “Acreditamos que o Acordo SP-França permitirá que muitos produtores artesanais se aproximem do Ital que já possui forte atuação junto à indústria tanto na área tecnológica quanto na área analítica”, avalia Adriana.

O encerramento da visita ocorreu no Centro de Ciência e Qualidade dos Alimentos (CCQA), onde a pesquisadora e diretora da unidade técnica Roseli Ferrari apresentou parte das instalações, destacando o credenciamento do Instituto junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como laboratório oficial para realização de análises fiscais e monitoramento.

A delegação conheceu ainda os laboratórios de Análises Físicas, Análises Sensoriais, Estudo de Voláteis, Bacteriologia, Micotoxinas, Biologia Molecular, Preparo de Amostras e Meios de Cultura, Treinamento (Análises Sensoriais e Microbiologia), Físico-Química, Resíduos e Contaminantes, Vitaminas, Bioquímica, Bromatologia – Rotulagem e Avaliação Nutricional, Fibra Alimentar, Macro e Micro Nutrientes Minerais, Destilação Molecular, Corantes Naturais, Instrumentação e Microscopia, além do torrador de café em escala piloto.

As informações são do Instituto de Zootecnia do Estado de São Paulo, adaptada pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures