ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Interleite Sul, Eduardo Pinheiro: "conciliar itens no compost barn é essencial"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/02/2018

5 MIN DE LEITURA

1
5

Não é novidade que os produtores de leite no Brasil estão buscando com maior frequência informações sobre o compost barn. O ‘boom’ do sistema ocorreu após algumas suposições como a maior facilidade de manejo e a finalidade clara e adequada para os dejetos dos animais.

Eduardo Pinheiro - compost barn“Se questionarmos aos produtores de leite o motivo pelo qual eles foram para compost barn e não para o free stall, provavelmente as justificativas serão essas. Muitos acreditam que o composto exige uma menor mão de obra comparada ao free stall, já que é mais fácil dar fim a cama do composto – que, diferente da areia do free stall - é constituída por uma matéria orgânica de ótima qualidade”, comentou Eduardo Pinheiro, médico veterinário e produtor de leite (Fazenda Rio Doce, localizada em Itobi/SP). 

Eduardo compõe a grade de palestrantes do Interleite Sul 2018 e sua apresentação abordará um dos pontos cruciais para quem pensa em trabalhar ou já é adepto ao compost barn: Manejo da cama em compost barn: como não errar?”.

Desafios do compost barn

Pinheiro destaca que alguns desafios do sistema devem ser ressaltados. “No meu ponto de vista e pela minha experiência, o compost é interessante até certo número de vacas. Até aproximadamente 500 animais em lactação, o composto vai bem, isso com dois barracões de tamanhos intermediários. Quando o barracão fica muito grande, começa a dar mais trabalho, visto que o tempo necessário para que os funcionários revirem a cama às vezes é maior que o tempo de ordenha. Isso ocorre para otimizar o sistema e para que, quando a vaca retorne da ordenha, a cama já esteja pronta”.

Eduardo Pinheiro - compost barn

Para o produtor, o tamanho do lote, o tamanho do barracão e a velocidade da ordenha são pontos fundamentais que devem ser conciliados. “É essa a orquestra que deve funcionar. Se não, o sistema fica descompassado. Precisamos ajustar essa operação constantemente para conseguir enxergar os resultados”.

Eduardo Pinheiro - compost barn

Ele explica que a área necessária por vaca no compost barn é maior comparada ao free stall. “Neste último a vaca precisa em média de 9 m², e no composto, isso vai de 12-14m², pois além da cama, são necessárias outras áreas para os animais. Sendo assim, o tamanho da construção do compost e o consequente custo de implantação são maiores. O composto para muitos chegou como uma alternativa de confinamento, com um manejo mais básico e de fácil destino para os dejetos, mas, não é tão simples assim. O custo fixo do free stall pode ser mais enxuto. Cada caso é um caso e o produtor precisa colocar tudo isso na balança e na ‘ponta do lápis’. Por isso vale ponderarmos sobre os pós e contras do negócio”.

Eduardo Pinheiro - compost barn

Vantagens do sistema

Eduardo não tem dúvidas que o compost barn também carrega consigo vários benefícios para a produção de leite, como:

- maior conforto dos animais. “Em um compost barn bem manejado, o conforto é maior do que em um free stall bem manejado. Estudos já comprovaram isso. Em uma pesquisa realizada nos EUA, que comparou o tempo que uma vaca fica deitada no compost e no free stall, no primeiro, o tempo é em média 13 horas por dia, e no segundo, 9 horas, o que é um indicativo de bem-estar”.

- baseado em estudos científicos e na prática, há menor lesão no aparelho locomotor (cascos e jarretes);

- melhora na reprodução, “não só por causa do aumento do conforto, mas também, pela maior facilidade na observação do cio e maior segurança que as vacas sentem para montar”.

Mastite

Com relação à mastite, Eduardo destaca que os resultados são controversos e questionáveis. “Ainda não tenho uma resposta para dizer se um sistema é melhor que o outro (compost x free stall). O que posso afirmar é que quando trabalhamos com matéria orgânica, o risco de dar mastite cresce. Algumas pesquisas mostram que a contagem bacteriana ambiental na cama do composto é ‘infinitivamente’ maior que numa cama de free stall, o que expande as possibilidades de infecções intramamárias, porém, esse fator está totalmente relacionado à umidade da cama. Esta última pode conter muitos micro-organismos, mas, sem umidade suficiente para ela aderir ao orifício ou pele do teto, as bactérias não conseguem ascender para a glândula. Não é porque há muita bactéria no composto que o animal terá mastite”.

É por isso que a revirada da cama se faz necessária, assim como, a averiguação do teor de umidade da mesma. “Todos esses detalhes devem ser milimetricamente ajustados no composto, até porque, se faltar muita umidade na cama, faltará água para as bactérias compostarem a matéria orgânica. No entanto, alguns estudos já mostraram que camas com umidade abaixo do ideal considerado atingiram temperaturas maiores que 45 ou 50ºC – o que prova que nessas condições, também pode ocorrer a compostagem. Mas se a cama ficar muito seca – o que é vantajoso para evitar a mastite – favorece as doenças respiratórias. Por isso, o ajuste precisa ser fino”.

Em sua palestra, Eduardo apresentará alguns dados de produção de leite após ter transferido o seu sistema anterior para o compost barn, mas, já adianta: “no meu caso, comparado ao semiconfinamento, a minha produção de leite aumentou 9 litros por animal na média/ano. Identificar qual é o melhor sistema para a sua fazenda, equilibrar os desafios e as oportunidades que cada um deles apresenta e caprichar no manejo adotado são alguns um dos caminhos”, completa. 

A programação do Interleite Sul 2018 está dividida em seis painéis:

- Mercado e Organização da Cadeia do Leite;
- Excelência no Compost Barn;
- A transformação do leite no Sul do país;
- Assistência técnica visando o novo contexto da produção de leite no Sul do país;
- Tecnologia aplicada;
- Economia da produção de leite.

Neste link, você garante sua inscrição com desconto até o dia 05 de março > https://www.interleite.com.br/sul/inscricoes

Aproveite para confirmar a sua presença na página do Interleite Sul no FacebookPor meio dela também serão publicadas novidades sobre o evento!  

Para quaisquer outras informações sobre patrocínio ou dúvidas, envie um e-mail para ana@agripoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199.

patrocínios Interleite Sul

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NELSON ANTONIO BAMBINETTI

INDAIAL - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 26/02/2018

Bom dia.
Penso que é de muita importância adequar a produção do agronegócio com as tendencias para melhorar a produtividade.
Tenho projetas para fabricação de galpões para Compost Barn,
Projetos também inovadores onde envolve não apenas o conforto animal mas também facilita o manejo.
Destaco alguns pontos:
O revolvimento da cama feita por sistema elétrico, dispensando tratores que deixam as vacas estressadas ( barulho, espaço etc...)
Também adaptável um sistema de higienização das vacas e com maior números de ordenhadeiras.
Quero por este meu projeto em pratica.
Falta parcerias e interesse dos órgãos envolvidos.
Atenciosamente.
Nelson
47 991763143

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures