A volta da inflação e ações comerciais implementadas nas redes de varejo, com maior “criatividade promocional”, tiveram impacto positivo nas vendas do Grupo Pão de Açúcar no terceiro trimestre, cujas prévias foram publicadas hoje. O aumento de preços tem efeito sobre o crescimento nominal da receita do comércio.
As vendas “mesmas lojas” (em operação há mais de 12 meses) avançaram 7,1% no grupo, em relação a igual período do ano passado. Esse percentual ficou acima do estimado por analistas e superior à alta de 5,1% registrada no segundo trimestre e dos 2,8% apurados de janeiro a março. O faturamento bruto de todas as lojas (novas e antigas) atingiu R$ 13,3 bilhões, com alta de 12,8% — ajudaram os resultados da rede de atacarejo Assaí e a recuperação no desempenho do braço de varejo.
Os dados chamaram a atenção de analistas pois indicam que a deflação pode ter ficado para trás e porque, historicamente, o primeiro e o terceiro trimestres são os intervalos mais difíceis para o varejo alimentar. De julho a setembro, a inflação alimentar foi de 1,3%, versus deflação de 4,5% um ano atrás. “Enquanto estamos preocupados com perspectiva estrutural das grandes redes de varejo alimentar no Brasil, frente à forte competição regional, acreditamos que GPA desfruta de um bom momento no curto prazo e mantemos recomendação de compra [do papel]”, escreveu em relatório, ontem, a equipe de análise do BTG Pactual.
Nos supermercados e hipermercados, as vendas brutas “mesmas lojas” foram subindo a cada trimestre, após início do ano com números fracos. De julho a setembro, houve alta de 6,1%, versus 5,3% no segundo trimestre e 1,1% no primeiro. A empresa diz que houve “continuidade das estratégias focadas no maior dinamismo comercial e criatividade promocional”, como ações nos aniversários de redes e na área de perecíveis, por exemplo. O grupo ainda mencionou que a “boa disciplina de execução nas lojas resultou na evolução do volume e no fluxo de clientes” em relação ao trimestre anterior e a 2017.
Sobre esses negócios, parte das atenções dos analistas estava no braço dos supermercados Extra, que sofreu com a concorrência de redes menores. “O formato Extra Super reverteu a performance de vendas dos últimos trimestres e apresentou desempenho ‘mesmas lojas’ positivo”, diz a rede.
Em relatórios, analistas têm comparado a capacidade de reação de GPA e Carrefour ao ambiente econômico difícil. Meses atrás, o Carrefour decidiu reduzir preços em alguns hipermercados.
Os supermercados Pão de Açúcar foram afetados por um plano de reformas dos pontos e base de comparação forte, diz o BTG. As vendas “mesmas lojas” subiram 0,8%, versus 7,9% de abril a junho e 1,2% no primeiro trimestre. Apesar disso, a empresa diz que a bandeira apresenta ganhos de participação de mercado.
As informações são do jornal Valor Econômico.