ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Indústria de lácteos alemã enfrenta desafios

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/03/2019

2 MIN DE LEITURA

0
1

Pesquisadores da universidade Georg-August, em Göttingen, onde estudam os desenvolvimentos anuais dos laticínios alemães, analisaram os resultados de 2018 e estabeleceram suas previsões para 2019. Para a indústria de lácteos alemã, o ano de 2018 começou com um aumento significativo nas vendas em relação a 2017, mas eles dizem que 2019 continuará sendo um ambiente de mercado difícil.

Em janeiro do ano passado, as vendas caíram de € 2,04 bilhões (US$ 2,31 bilhões) para €170 milhões (US$ 193,24 milhões), uma diferença de 8,3%, ou seja, mais que em 2017, mas essa vantagem não durou muito devido à queda nos preços do leite nos meses seguintes.

No geral, as vendas nos dois primeiros trimestres de 2018 foram 4,5% e 0,3% maiores do que no ano anterior, no entanto, as vendas no quarto trimestre de 2018 deverão cair 6% em relação ao ano anterior. Isso significaria um volume de negócios total de quase € 27,7 bilhões (US$ 31,48 bilhões) para os laticínios alemães em 2018, o que é € 200 milhões (US$ 227,35 milhões), ou 0,7% a menos que em 2017.

As exportações da indústria de lácteos alemã também caíram em 2018, com exceção dos curtos intervalos. Em €700 milhões (US$ 795,73 milhões), as vendas externas em setembro foram significativamente menores do que em 2017 (-8,9%).

Para o quarto trimestre, espera-se um declínio médio nas vendas externas de 10%. Assim, o total das exportações em 2018 teria sido de pouco mais de € 8,7 bilhões (US$ 9,88 bilhões), o que corresponderia a um decréscimo de € 569 milhões (US$ 646,81 milhões) ou 6,1% em relação a 2017. A taxa de exportação estagnada, que até declina em anos individuais, também sugere, de acordo com os estudos da universidade, que se tornou mais difícil vender produtos lácteos “made in Germany” no mercado mundial.

Com foco principalmente nas exportações, a indústria de lácteos alemã, com exceção de algumas empresas que já operam globalmente, está 'mal posicionada' para se beneficiar da expansão da produção em outros países.

As expectativas de negócios para 2019 são muito boas, de acordo com a avaliação da universidade. No entanto, aumentar os volumes de leite em todo o mundo não aumentará o preço do leite. Mesmo a seca no norte da Europa no verão de 2018, de acordo com os números disponíveis, não afetará a produção de leite tão drasticamente quanto se temia inicialmente, especialmente porque a ajuda paga pelos governos federal e estadual estabilizou os negócios.

O aumento dos alimentos destinados aos animais livres de organismos geneticamente modificados (OGM) e de programas de sustentabilidade de vacas leiteiras significa que a produção na Alemanha está se tornando mais cara em comparação com os locais estrangeiros. No mercado interno, isso pode ser compensado por vantagens de marketing, atendendo às expectativas do setor varejista de alimentos e, possivelmente, a preços de venda mais altos.

No mercado mundial, no entanto, dificilmente será possível impor maiores receitas, por exemplo, para a alimentação livre de transgênicos.

As informações são do Dairy Industries, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures