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Importações de lácteos da China alcançaram US$ 10,65 bilhões em 2018

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/02/2019

3 MIN DE LEITURA

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Com o desenvolvimento da economia chinesa e o aumento dos padrões de vida do povo chinês, o consumo per capita de produtos lácteos na China continua crescendo. Em 2017, o consumo aparente de laticínios na China atingiu cerca de 31,79 milhões de toneladas, representando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cerca de 2,7% de 2013 a 2017, segundo a pesquisa "Research Report on Dairy Products Import in China, 2019-2023".

No entanto, o volume de produção de produtos lácteos na China cresceu a um CAGR de apenas 2,1% durante o mesmo período. As principais razões para o crescimento lento incluem:

(1) Os custos da produção nacional de lácteos na China são mais altos do que a média global, afetados pelos custos de ração, mão de obra e terra e a baixa rentabilidade inibe o crescimento da produção;

(2) Os chineses não têm confiança nos produtos lácteos domésticos, uma vez que incidentes de segurança ocorreram com frequência na indústria de produtos lácteos da China nos últimos anos.

Os fatores acima impulsionam o crescimento das importações de produtos lácteos na China. De acordo com a China Customs, em 2018, o volume de importação de produtos lácteos na China atingiu 2,74 milhões de toneladas, um aumento de 7,80% em relação ao ano anterior; o valor das importações chegou a US$ 10,65 bilhões, alta de 14,80%, conclui a pesquisa.

Os produtos lácteos importados pela China incluem leite em pó, leite líquido, queijo, entre outros, sendo que o leite em pó representa a maior parte. Em 2018, as importações de leite em pó contribuíram com quase 70% do valor das importações de produtos lácteos na China. O país precisa importar uma grande quantidade de fórmulas lácteas infantis em pó porque seus consumidores não confiam na segurança dos produtos domésticos, como já dito anteriormente. Já o leite em pó tradicional é importado por causa dos baixos preços e alta qualidade.

Mas vale destacar que as crescentes importações de produtos lácteos tiveram alguns impactos sobre os produtores domésticos de lácteos da China, por exemplo, a queda na receita de vendas e as margens de lucro. Portanto, o governo chinês introduziu políticas restritivas sobre as importações de produtos lácteos. Para restringir a importação de leite em pó infantil, em 1º de janeiro de 2018, a Administração de Alimentos e Medicamentos da China pôs em vigor as Medidas para a Administração do Registro de Fórmulas de Fórmula Infantil em Pó, que estipula que o leite em pó infantil que não foi registrado na China não pode ser vendido no país. Também, lançou o Certificado de Registro de Fórmulas para a Fórmula Infantil de Leite em Pó, que deve ser obtido de acordo com a lei para leite em pó infantil importado a ser comercializado na China.

Em 14 de março de 2018, o anúncio da Administração Estadual de Certificação e Credenciamento sobre a Renovação do Registro de Fabricantes Estrangeiros de Fórmula Infantil em Pó Importada especificou que o registro de produtores estrangeiros de leite em pó infantil importado seria válido por quatro anos e deveria ser renovado no vencimento. Prevê-se que estas políticas ‘expulsem’ mais de 80% das mais de 2.000 marcas importadas (produtos) de leite em pó para uso infantil no mercado chinês.

A pesquisa estima que o povo chinês terá uma demanda crescente por produtos lácteos à medida que sua renda aumenta. No entanto, a produção nacional de laticínios tem um potencial de crescimento limitado, restrito por vários fatores desfavoráveis e enfrenta custos crescentes. Portanto, o volume anual de importação e valor de importação de produtos lácteos na China continuará crescendo. Alguns produtores chineses de lácteos estão adquirindo empresas no exterior para lucrar com a exportação de produtos lácteos para a China. Fica evidente que o mercado chinês apresenta grandes oportunidades para produtores globais de lácteos.

As informações são do relatório "Research Report on Dairy Products Import in China, 2019-2023", traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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