IBGE: volume captado no 1º trimestre fica estável comparado a 2008

De acordo com os dados da Pesquisa Trimestral do Leite, divulgados pelo IBGE, a captação inspecionada de leite no primeiro trimestre de 2009 foi de 4,954 bilhões de litros, praticamente estável quando comparada ao mesmo período de 2008 - leve queda de 0,62%. Em relação ao 4º trimestre de 2008, houve um acréscimo de 0,51% no volume captado pelas indústrias e laticínios, também considerado estável.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

De acordo com os dados da Pesquisa Trimestral do Leite, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a captação inspecionada de leite no primeiro trimestre de 2009 foi de 4,954 bilhões de litros, praticamente estável quando comparada ao mesmo período de 2008 - leve queda de 0,62%. Em relação ao 4º trimestre de 2008, houve um acréscimo de 0,51% no volume captado pelas indústrias e laticínios, também considerado estável.

Para industrialização, foram direcionados 4,928 bilhões de litros, representando uma diminuição de 0,85% em relação ao 1º trimestre de 2008 e aumento de 0,43% frente ao 4º trimestre de 2008. Os dados divulgados são oriundos de estabelecimentos que estão sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal.

Gráfico 1. Captação mensal de leite no Brasil.

Figura 1
Clique na imagem para ampliá-la.

Comparado ao quarto trimestre de 2008, as regiões Sul e Sudeste apresentaram redução na oferta no primeiro trimestre deste ano, de 0,66% e 2,11% respectivamente. As outras regiões mostraram um crescimento na captação, sendo essa alta de 5,62% no Centro-Oeste, 10% no Nordeste e 3,2% no Norte.

A região Sudeste permanece com o maior volume de captação, com total de 1,980 bilhão de litros, mas com uma queda de 8,94% em relação a igual período de 2008 (cerca de 194 milhões de litros a menos). O maior estado produtor de leite do país, Minas Gerais, teve um recuo de 6,77% na sua captação frente ao mesmo período do ano passado, totalizando 1,327 bilhão de litros - 67% da captação total da região Sudeste). Em relação ao 4º trimestre de 2008, o volume da captação mineira apresentou alta de 1,45%. O estado de São Paulo diminuiu em 10,7% seu volume captado (cerca de 62,8 milhões de litros a menos), frente ao 1º trimestre de 2008, somando 523,9 milhões de litros.

Comparado ao 1º trimestre de 2008, a região Sul apresentou o maior crescimento percentual, 11,4%, com total de 1,554 bilhão de litros. O maior volume captado foi no Rio Grande do Sul, 708,2 milhões de litros, alta de 5,96% frente ao 1º trimestre de 2008. Sobre o mesmo período, Santa Catarina apresentou o maior aumento no volume captado, 20,6%, com total de 369,8 milhões de litros. O Paraná aumentou a captação em 13,3%, ainda sobre o mesmo período de 2008, chegando a 476,4 milhões de litros.

A região Nordeste apresentou queda de 5,75% na aquisição no período, comparado ao mesmo período de 2008. Pernambuco apresentou forte queda (19,4%) na aquisição de leite neste trimestre, comparado ao mesmo período de 2008, com captação total de 36,5 milhões de litros. Já o Ceará, mantendo-se com a 2ª maior produção da região, totalizou 50,8 milhões de litros, um aumento de 19,5% em relação ao mesmo período de 2008. Por sua vez, a Bahia, estado líder na aquisição de leite no Nordeste, apresentou queda de 2,26% em relação ao mesmo período de 2008, com total de 90,2 milhões de litros. Com variação positiva de 5,37% em relação a igual período do ano passado, a região Norte apresentou captação de 337,3 milhões de litros, sendo o Pará o estado com maior produção da região (79,7 milhões de litros).

A região Centro-Oeste manteve sua captação estável, com 814,9 milhões de litros (alta de 0,57% em relação ao 1º trimestre de 2008). O estado de maior produção de leite na região Centro-Oeste, Goiás, teve redução de 1,83% no volume captado, comparado ao mesmo período do ano anterior, totalizando 610,4 milhões de litros.

Vale lembrar que os dados da Pesquisa Trimestral do Leite representam a captação do laticínio de um determinado estado ou região, não representando a produção da região. Assim, se há entrada de leite cru de um estado para o outro, para ser processado em um laticínio nesse segundo estado, a estatística de captação é computada no estado que recebeu o leite.

Tabela 1. Captação de leite por região brasileira, em mil litros.

Figura 2
Clique na imagem para ampliá-la.

Frente ao mesmo período de 2008, os estados que elevaram sua captação foram: Rondônia, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os demais estados apresentaram redução no volume captado. Os valores para volume captado e variação percentual de cada estado estão apresentados na Tabela 2.

Tabela 2. Captação de leite pelas indústrias por estado brasileiro, em mil litros.

Figura 3
Clique na imagem para ampliá-la.

Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Moacy Guilherme Botelho Coelho
MOACY GUILHERME BOTELHO COELHO

PINHEIROS - ESPÍRITO SANTO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 14/09/2009

Parabéns pela repotagem, para que os senhores tenham uma idéia do crescimento, no esp. santo, de 14% foi básicamente produção familiar que gerou este crescimento, principalmente no norte do estado, onde estão trabalhando com pequenas propriedades em pastejo irrigado e ja com alguns fazendo uma suplementação com concentrado.

Estamos começando a mundar e história do leite.
Celso Walter Costa Barros
CELSO WALTER COSTA BARROS

MACEIO - ALAGOAS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 03/09/2009

Acompanhamos os dados do estado de Alagoas e, vejo que as informações em relação a variação - 16,53 em relação ao 1º trimestre 09/08, em primeira análises batem com os nossos registros.
Juarez Ribeiro Leite
JUAREZ RIBEIRO LEITE

PIRANHAS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/07/2009

Qualidade nas informações é fundamental para qualquer iniciativa. Parabéns.
Qual a sua dúvida hoje?